Turismo

Ministério do Turismo lança websérie sobre cidades criativas do Brasil

Ministro do Turismo, Carlos Brito, lançou, em João Pessoa (PB), os 12 episódios da série desenvolvida pelo Ministério do Turismo

Por Lívia Nascimento / MTur 27/06/2022 17h32
Ministério do Turismo lança websérie sobre cidades criativas do Brasil
Lançamento em João Pessoa - Foto: MTur

João Pessoa, capital da Paraíba, foi palco nesta segunda-feira (27) do lançamento da websérie “Cidades Criativas do Brasil”. A produção do Ministério do Turismo tem como objetivo valorizar a economia criativa dos 12 municípios que ostentam o título de cidade criativa da Unesco. Na ocasião, além dos 12 episódios inéditos foi lançado, também, um livro contendo registros obtidos durante a gravação dos vídeos. Para assistir aos episódios clique AQUI.

A Paraíba é o único estado brasileiro com duas representantes na Rede: João Pessoa, no segmento de artesanato e artes populares, e Campina Grande, incluída em 2021 no segmento Artes Midiáticas. Além das cidades paraibanas, são retratadas na websérie: Recife (PE) e Salvador (BA), cidades criativas da Música; Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), no segmento do design; e Santos (SP), no campo do cinema.

“Por toda a importância e potencial turístico da Paraíba para o Brasil, não poderíamos fazer este evento em outro lugar. A websérie Cidades Criativas vai mostrar para os brasileiros e estrangeiros alguns dos nossos mais interessantes destinos e, certamente, contribuirá para ampliar o fluxo turístico nesses locais”, comentou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, elogiou a parceria com o Ministério do Turismo. “Nós trabalhamos par que João Pessoa seja boa para quem mora porque assim ela será ótima para quem visita. Então, renovo aqui o desejo e a vontade de avançar quanto ao processo de parcerias”, afirmou.

A iniciativa faz parte da estratégia desenvolvida pelo Ministério do Turismo, por meio do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo (DIMEC), para posicionar e promover o Brasil como um destino competitivo e criativo, por meio das cidades criativas brasileiras.

O objetivo do Ministério do Turismo é formar a Rede Brasileira de Cidades Criativas, prevista para lançamento em setembro de 2022, e que apoiará o desenvolvimento inclusivo e sustentável das cadeias produtivas da economia criativa e do turismo criativo. Quando instituída, a RBCC deverá abrigar municípios brasileiros que trabalhem o potencial criativo de seus territórios.

UNESCO

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi lançada em 2004 com o objetivo de promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante no seu desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

As cidades que aderem à rede se comprometem a compartilhar boas práticas e a desenvolverem parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano.