Turismo

MTur aprova instrumentos de planejamento para Dados Abertos e Tecnologia da Informação

Plano de Dados Abertos, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Plano de Transformação Digital ditarão diretrizes de governança em tecnologia

Por Nayara Oliveira / MTur 24/06/2022 17h09
MTur aprova instrumentos de planejamento para Dados Abertos e Tecnologia da Informação
Comitê de Governança Digital - Foto: Roberto Castro / Ascom MTur

O Ministério do Turismo, por meio do Comitê de Governança Digital, aprovou, na quarta-feira (22), as novas versões do Plano de Dados Abertos (PDA), do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) e do Plano de Transformação Digital (PTD). Os documentos têm como objetivo orientar a atuação estratégia do órgão e as ações em transparência ativa e tecnologia da informação para os próximos anos, nas áreas de turismo e cultura.

Os Planos contribuem para o desenvolvimento de serviços inovadores na área, a partir da criação de novos negócios e da produção de aplicativos ou outras ferramentas que proporcionem a oferta de serviços de vanguarda e a tomada de decisões no setor. O três Planos estão disponíveis no portal do Ministério do Turismo e o PDA estará disponível, ainda, no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

“O nosso Comitê deu um importante passo com a aprovação dos Planos, pois eles são instrumentos que temos para auxiliar nossos profissionais a tomarem decisões estratégicas em ações diagnósticas e de gestão de recursos em processos de tecnologia. Além disso, a aprovação trará mais agilidade para o cidadão que busca informações referentes ao MTur”, explica o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Conheça os Planos:

PDA - Compondo o referencial estratégico de governança em TI e transparência pública, o Plano de Dados Abertos (PDA) detalha as ações voltadas para abertura, disponibilização e atualização das bases de dados produzidas ou que estão sob a responsabilidade do MTur. Ao todo, foram mapeados 58 conjuntos de dados, que poderão ser consultados no portal dados.gov.br. O PDA tem vigência prevista até junho de 2024.

PDTIC - O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é o principal instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação e Comunicação de um órgão. Sua publicação é obrigatória, sendo requisito necessário para a realização das contratações de tecnologia dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), do Poder Executivo Federal. A versão aprovada pelo Comitê contempla atualizações do documento, cuja vigência vai até o final deste ano.

Além da aprovação das atualizações, o Comitê deliberou ainda sobre a instituição da equipe que elaborará o próximo PDTIC do MTur, com vigência prevista de 2023 a 2027, em alinhamento ao Plano Plurianual.

PTD - Já o Plano de Transformação Digital (PTD) tem por principal objetivo reduzir o tempo médio e o custo gasto pelo cidadão que utiliza os serviços disponibilizados pelo Ministério. Para tal, o plano conta com mais de 100 ações, no sentido de transformar serviços para o digital, simplificar etapas por meio da implantação de login único nos sistemas do MTur, além da implantação de interfaces com outras bases de dados do Governo Federal.

Dessa forma, o cidadão não precisará mais ter um login para cada sistema do Governo Federal nem repetir informações que o governo já possui. Na reunião, o Comitê de Governança Digital aprovou e validou essas ações, que já haviam sido anteriormente pactuadas com o Ministério da Economia e a Secretaria Geral da Presidência da República, com execução prevista até setembro de 2022.

Todos os documentos estão disponíveis no portal institucional do Ministério do Turismo. CLIQUE AQUI e tenha acesso.