Turismo

Roteiro tem a praia mais bem avaliada de Alagoas

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 24/06/2022 09h32 - Atualizado em 24/06/2022 15h42
Roteiro tem a praia mais bem avaliada de Alagoas
Gunga possui de um lado o mar calmo e no outro a Lagoa de Roteiro - Foto: Márcio no Mundo / Reprodução

Quem passa pela AL 101 Sul; cruzando pérolas do turismo alagoano como a Ilha de Santa Rita, Massagueira, Praia do Francês e Barra de São Miguel, em direção ao Gunga, muitas vezes nem imagina que a ainda praia mais famosa de Alagoas e a mais bem avaliada por turistas no TripAdvisor, pertence ao município de Roteiro. É que entra ano e sai ano, a praia do Gunga, localizada no município de Roteiro, com acesso pela AL 101 Sul, ao lado do Mirante do Gunga e acessível via mar e pelo rio São Miguel, partindo do cais de Barra de São Miguel, continua atraindo turistas e locais para uma das praias mais belas do Brasil.

A praia, que ainda mantém um ar bastante selvagem, cercada por milhares de coqueirais, possui de um lado o mar calmo, muito azul, e na outra extremidade a lagoa do Roteiro. Antes de descer para a praia, você pode dar uma subida no Mirante do Gunga, outra grande atração da região, de onde se tem uma vista privilegiada da praia e da cidade de Barra de São Miguel com seus arrecifes. No local tem ainda um incrível restaurante, o Mirante do Gunga. A praia, que encanta pela beleza natural incontestável, é capaz de agradar mesmo os mais exigentes.

A praia de águas claras e mar calmo durante a maré baixa se encontra com a Lagoa do Roteiro e permite que os visitantes se banhem na água doce e na água salgada. Como se não fossem suficientes o encontro de uma lagoa com o mar e os milhares de coqueiros na orla, essa praia também tem falésias coloridas incríveis.

Um espetáculo à parte é a Lagoa do Roteiro, muito procurada para a prática de esportes náuticos. Se você quer conhecer melhor a região, vale a pena fazer um dos passeios de jangada, catamarã, lancha ou até mesmo de escuna que revelam todas as paisagens e diferentes tipos de vegetação. É na Lagoa do Roteiro que é possível visitar o criatório de ostras, conhecido como Palatéia.

Os passeios de barco também são imperdíveis. Por causa da grande extensão da lagoa, cuja paisagem é magnífica, cheia de vegetação, esses passeios são o ponto alto da visita ao município. É possível alugar barcos privativos para fazer o passeio, e essa é a melhor opção. Uma parada na coroa no meio da lagoa é indispensável, especialmente para quem adora um banho de mar.

Roteiro tem ainda uma culinária exuberante, com a fartura de sururu, maçunim e ostras, retirados diretamente da lagoa.

E para que sua experiência seja completa, não deixe de fazer o passeio para as falésias, de buggy ou quadriciclo. Chegando ao Gunga, você já pode se instalar em alguma barraquinha, tomar um caldinho de peixe ou sururu, deixar o almoço encomendado e partir para as falésias. O acesso às falésias, no entanto, que antes era margeando a praia, não é mais permitido em virtude das desovas das tartarugas, e agora segue pelos coqueirais sem perder a vista do mar.