Turismo

Ministério do Turismo destina recursos para construção do mirante de São João Batista (SC)

Investimento federal possibilitará desde melhorias no acesso a construção de infraestrutura para transformação do local em atrativo turístico

Por Amanda Costa / MTur 19/06/2022 19h44
Ministério do Turismo destina recursos para construção do mirante de São João Batista (SC)
Obras de infraestrutura possibilitarão a moradores e turistas uma visão panorâmica da cidade de forma segura - Foto: Prefeitura de São João Batista (SC)

O Brasil é cheio de paisagens incríveis e nada melhor do que observá-las através de uma visão panorâmica de todo o horizonte. Para isso, o Ministério do Turismo financia obras de construção e revitalização de mirantes em todo o país e acaba de autorizar R$ 403,3 mil para a cidade de São João Batista, localizada a 80 km da capital paranaense, Florianópolis. Os recursos servirão tanto para pavimentação do acesso como para a construção de infraestrutura no Mirante Vargem Pequena.

“A partir deste investimento do governo federal em apoio ao município, a população que vive em São João e visitantes que passam pela cidade atraídos por suas belezas naturais terão à disposição mais um atrativo turístico. Esta infraestrutura que será montada permitirá a apreciação, de forma segura, de todo o cenário de belas paisagens, contribuindo para tornar ainda mais únicas as experiências vividas na cidade”, aponta o ministro do Turismo, Carlos Brito.

A expectativa é ampliar o fluxo de turistas em São João Batista, que poderão desfrutar da apreciação das paisagens que incluem vales, montes, cachoeiras e quedas d'água, por exemplo. As obras incluirão ainda a criação de uma rota acessível ao mirante com alargamento da pista e pavimentação, inclusive, uma rampa de acesso, sinalização e iluminação.

Na localidade de Vargem Pequena, em São João Batista, já existe uma trilha muito procurada por visitantes e esportistas que realizam a caminhada para chegar ao pico do Morro da Gurita. Com a instalação do mirante, aliada à caminhada, os turistas poderão apreciar também a vista do alto.

SÃO JOÃO BATISTA

A cidade tem entre os seus principais cartões-postais as águas cristalinas da Cascata do Fernandes e o Bosque municipal - cenários ideais para amantes da natureza. Outras opções são a Colônia Nova Itália, que remete aos primeiros imigrantes a chegarem ao Brasil e a Igreja Matriz, erguida na década de 1950 e que se tornou um dos símbolos da cidade.

Ainda com foco em turismo religioso, a cidade abriga a Comunidade Bethânia em memória ao Padre Léo, que manteve forte atuação junto às famílias e jovens no combate às drogas, com um espaço reservado para o encontro entre meditação e oração. Há ainda variedade de lojas de calçados que ficam às margens da rodovia SC-410 e que contribuem para impulsionar a economia da “capital catarinense do calçado”.