Turismo

Caminhos do São Francisco: Delmiro Gouveia no Mapa de Turismo

Município é um dos pontos de partida para conhecer a importante rota turística dos Caminhos do São Francisco

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 11/06/2022 09h01 - Atualizado em 11/06/2022 09h34
Caminhos do São Francisco: Delmiro Gouveia no Mapa de Turismo
Mirante da Trilha do Riacho do Talhado, em Delmiro Gouveia, durante todo o percurso pode-se observar a vegetação de caatinga aberta - Foto: Ascom Delmiro Gouveia

Os quase 300 quilômetros de distância entre a capital Maceió e o nosso próximo destino, o nono do Mapa do Turismo Brasileiro, Delmiro Gouveia, longe das famosas praias alagoanas, na região do Alto São Francisco, um dos pontos de partida para conhecer todos os atrativos da região, não deve servir de obstáculo para quem pretende conhecer e desbravar essa importante rota turística conhecida como Caminhos do São Francisco. E especialmente se você for adepto das viagens “com aventura”, quiser explorar o visual da parte alta dos paredões do Xingó ou imergir na cultura sertaneja, pegue seu carro, ou contrate uma agência receptiva e siga direto para Delmiro.

A cerca de 50 km de outro importante polo turístico, Piranhas, a lapinha do sertão, algumas áreas rurais de Delmiro Gouveia oferecem ângulos impressionantes dos cânions. Mais rústico e menos “badalado” do que o vizinho, o município encanta o público interessado em natureza preservada e cultura regional. São tantas as atrações, que o turista certamente terá dias inteiros dedicados a desbravar e conhecer cada uma delas. O conjunto de atrações é impressionante.

Começando pela Usina Angiquinho, que foi construída no início do século XX, representando um dos marcos do pioneirismo de Delmiro Gouveia, está encravada no meio de um paredão de granito, ao lado da Cachoeira de Paulo Afonso. De Angiquinho o visitante tem a visão da cidade de Paulo Afonso, da Ilha do Urubu e da Cachoeira de Paulo Afonso.

Já a Reserva Florestal, que são 60 hectares de reserva cobertos por vegetação do tipo caatinga, é o local onde se pode admirar a diversidade de espécies de elevado valor ambiental, além de árvores frutíferas e plantas medicinais. No percurso até à reserva existe uma vila rural, construída por Delmiro Gouveia e a Fazenda Modelo.

A Furna do Morcego está inserida no cânion já próximo da Cachoeira de Paulo Afonso. Embora esteja localizada no Município de Delmiro Gouveia a furna é vista com toda sua imponência somente do lado baiano. Sua área interna é de aproximadamente 20 metros de largura por 40 metros de altura e 100 metros de extensão. Próximo ao local encontram-se as ruínas da segunda usina que seria construída por Delmiro Gouveia.

Outro ponto importante é a Trilha do Riacho do Talhado, que tem seu início na Ponte do Riacho do Talhado, no leito do riacho, na rodovia AL-220. Durante todo o percurso se pode observar a vegetação de caatinga aberta. O percurso até a Ponte Férrea dura em torno de uma hora. A ponte, construída em 1879, por ordem de Dom Pedro II, possui uma estrutura de ferro e paredes de pedras que ainda resistem à ação do tempo. Do leito se nota o encontro das águas do Riacho Bom Jesus. O cenário da trilha oferece a possibilidade de bela contemplação, com a água correndo suavemente, a vegetação de caatinga e os cantos dos diversos pássaros da região semiárida. Recomenda-se iniciar a trilha às 7 da manhã, nos meses de outubro e novembro, quando o volume de água do riacho é menor.

E num trecho do rio, existem três praias de tirar o fôlego. A Praia Marina do Talhado, com extensão de 150 metros, é muito propícia para banho, com a ancoragem feita de forma natural. Pode ser ponto de partida para conhecer as pontes da Rede Ferroviária e a trilha do Riacho do Talhado. Não possui infraestrutura para o turismo. A praia do Caixão é plana com aproximadamente 60 metros de extensão, localizada às margens do Rio Moxotó. No entorno a vegetação é de caatinga. Existem alguns bares e restaurantes e locais de interesse como a praia do Porto da Barra e a praia do Zé da Bica. A 15 minutos, de carro, está a cidade de Paulo Afonso. Já a praia Porto da Barra tem somente 20 metros com vegetação e arbustos é muito boa para banhos. No local existe um barzinho simples conhecido como Beira Rio, além de palhoças para abrigo do sol.

Por fim, ninguém deve deixar de fazer uma visita à Fábrica da Pedra, que foi construída entre 1912 e 1913 por Delmiro Gouveia. Produz linhas para costura, renda e bordados e conta atualmente com modernos teares a jato de ar. A visita à fábrica é permitida, desde que programada com antecedência.