Turismo

Cresce procura por viagens no Dia dos Namorados

Agência de Notícias do Turismo separou cinco dicas de destinos para os casais apaixonados desfrutarem do romantismo brasileiro

Por Victor Maciel / MTur 10/06/2022 19h24
Cresce procura por viagens no Dia dos Namorados
Lago Negro, em Gramado - Foto: Renato Soares / MTur Destinos

Com o dia dos namorados chegando, o romance começa a pairar no ar e junto com ele a retomada das viagens a dois, que há quase dois anos estavam suspensas por conta da pandemia. A saudade daquele passeio com o seu (a) companheiro (a) tem aumentado a busca por viagens pelo país. Dados da ClickBus apontam que o setor rodoviário notou um crescimento de 17% na procura por passagens de ônibus para a data. Entre os destinos mais buscados estão: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG).

Pensando nessa data especial, a Agência de Notícias do Turismo separou cinco destinos turísticos de norte a sul do Brasil para inspirar e encantar os casais apaixonados com as belezas do país.

Para começar, não poderíamos deixar de falar de Gramado (RS). A cidade gaúcha foi eleita por diversos anos uma das mais românticas do mundo. Lá, tudo conspira para que se desfrute de momentos de puro aconchego e lazer. Seus diferenciais, que a tornam única, estão por toda parte, principalmente na sutileza e no charme dos seus detalhes. A cidade, que esbanja riquezas naturais por todos os ângulos, encanta, emociona, seduz e faz emergir sensações verdadeiramente indescritíveis.

Outro destino que não podia faltar em nossa lista é Monte Verde (MG). Em meio à Serra da Mantiqueira, a cidade mineira é o destino certo para os casais apaixonados que buscam por baixas temperaturas e muitas opções de gastronomia. Oferece, também, várias opções para turismo de natureza, como as trilhas da Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo e Platô. O distrito tem cerca de 4.3 mil habitantes e é um dos locais mais procurados por turistas brasileiros.

A Serra da Mantiqueira é onde fica, também, outro destino conhecido pelo seu romantismo: Campos do Jordão. A cidade, que é visitada por milhares de turistas anualmente e tem atividades para o dia e para a noite na Vila Capivari, por exemplo. No Horto Florestal é possível praticar tirolesa e fazer trilhas. Já o Palácio da Boa Vista, residência de inverno do governador do estado, oferece visita guiada, assim como a cervejaria Baden Baden, com origem no local.

Em Domingos Martins, no Espírito Santo, o frio é um dos atrativos para os casais apaixonados. A 40 km de Vitória (ES), o destino já foi eleito a capital romântica do país. Com um clima agradável, exuberantes paisagens e comidas típicas, Domingos Martins possui uma vasta lista de atrações. Entre elas, a Rua de Lazer, ideal para os casais aproveitarem a gastronomia da região e saborear um bom vinho em ambientes acolhedores e intimistas. Outro bom lugar para conhecer é a Pedra Azul, uma das regiões mais belas do estado capixaba e que traz muitas emoções aos apaixonados.

E porque não falar em Fernando de Noronha (PE)? O arquipélago pernambucano oferece experiências imperdíveis, como o mergulho de flutuação (snorkling) para observação da fauna marinha. As praias da Cacimba do Padre, da Conceição e do Sancho encantam os visitantes pela beleza da água cristalina, ideais para a prática de esportes aquáticos, como o mergulho, a natação e o surf. O local também oferece opções de passeios culturais, como o Forte de Nossa Senhora dos Remédios.