Turismo

Observação de baleias movimenta turismo em estados litorâneos do país

Cidades do Nordeste e do Sudeste se preparam para receber as visitas dos cetáceos, que impactam diretamente no turismo local

Por Victor Maciel / MTur 07/06/2022 17h41
Observação de baleias movimenta turismo em estados litorâneos do país
Baleias no litoral baiano - Foto: Instituto Baleia Jubarte

Espírito Santo, São Paulo e Bahia recebem, a partir deste mês, a visita das baleias Jubartes/Franca em suas águas marítimas. A temperatura das águas é o principal atrativo e transformou o mar brasileiro em área de reprodução para esses mamíferos marinhos. Diante disso, a temporada, que normalmente se estende até outubro, atrai milhares de turistas à essas regiões com o propósito de observar de perto estes animais e conhecer um pouco da história e da preservação deles.

Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, o momento é uma boa oportunidade para os turistas aproveitarem o potencial do turismo náutico brasileiro. “Nossa costa marítima é rica em oportunidades para o desenvolvimento do nosso setor. Dentro do ministério, temos trabalhado em prol dessa evolução, tornando este segmento mais acessível para todos os brasileiros e estrangeiros, e revertendo isso em mais emprego e renda para a nossa população”, disse.

No Espírito Santo, o Festival da Baleia, realizado no último domingo (5), marcou o início da temporada no estado. O objetivo é destacar o potencial do turismo de observação de baleias no Espírito Santo, estado que recebe a visita de mais de 20 mil baleias-jubarte todos os anos. “A temporada das baleias-jubarte no litoral capixaba, hoje, é um produto turístico elaborado por muitas mãos e que traz para nosso Estado turistas de várias partes do país, gerando emprego e renda”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.

Em Ilhabela (SP), a temporada, que inclui, ainda, os golfinhos, começou na última quarta-feira (1), com a inauguração do Espaço Baleia Jubarte. Além da observação, a cidade preparou um conjunto de atividades focadas em qualificação de prestadores de serviços, educação ambiental e promoção turística voltadas ao trade local, moradores e aos visitantes, no intuito de estruturar de forma sustentável o turismo de observação de cetáceos.

Outro destino bastante famoso pelo segmento é Prado, no sul da Bahia. O local é conhecido como Costa das Baleias, e já se prepara para receber os turistas que vêm para a região contemplar as Jubartes. De acordo com o prefeito da cidade, Gilvan Santos, a época de observação é essencial para a economia local. “Movimenta nosso turismo, nossa rede hoteleira e gastronômica e também a infraestrutura de serviços”, finaliza.