Turismo

Festa da Colônia (RS) é a estrela do 4º capítulo da Websérie 'Retomada dos Grandes Eventos'

Evento, que retornou de forma plena neste ano, reuniu cerca de 200 mil pessoas e celebrou, durante 18 dias, as origens da cultura local influenciadas por imigrantes europeus

Por Amanda Costa / MTur 06/06/2022 17h30
Festa da Colônia (RS) é a estrela do 4º capítulo da Websérie 'Retomada dos Grandes Eventos'
Centro de Gramado (RS) - Foto: Renato Soares / MTur

Em cada canto do Brasil existe uma grande festa. E é embalado neste ritmo de celebração que o Ministério do Turismo apresenta o 4º episódio da Websérie “Retomada dos Grandes Eventos”. A grande estrela é a Festa da Colônia, que ocorreu entre os dias 28 de abril e 15 de maio deste ano, na cidade de Gramado (RS). De volta com toda a programação tradicional, a festa reuniu cerca de 200 mil pessoas que celebraram a união de origens e tradições da comunidade local com etnias que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, caso de alemães, italianos e portugueses.

Apesar de terem sido um dos últimos segmentos a vivenciar o retorno de atividades, os grandes eventos já são registrados em todas as regiões do país. O resultado é a geração de empregos, estímulo a produção local, resgate de tradições e fortalecimento da cultural e turismo dos municípios onde são realizados.

“Felizmente, estamos vivendo no Brasil a retomada das atividades turísticas. Esta retomada se traduz em sucessivos aumentos na movimentação econômica do setor, na ocupação da rede hoteleira, na movimentação de passageiros nos aeroportos e, principalmente, na volta de grandes eventos, como a Festa da Colônia, que são importantes indutores de fluxo turístico, que geram emprego e renda no país”, destacou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Os 18 dias de celebrações da Festa da Colônia incluíram, neste ano, o retorno do tradicional desfile cultural de carretas na principal avenida da cidade, além do teatro Origens, que retratou a história de Gramado e da própria festa. Foram retomados ainda os Jogos Rurais, que reuniram mais de 500 competidores em torno de mesas de carteado e uma cancha de bocha (tradicional jogo local).

Isso sem contar com o respeitado cardápio gastronômico, que incluiu, por exemplo, vinhos, geleias, biscoitos, pães e cucas; a feira de produtos coloniais e as tradicionais bandinhas e grupos folclóricos. E para quem ficou com um gostinho de “quero mais”, a próxima edição da Festa já tem data marcada: de 27 de abril a 14 de maio de 2023.

A cada semana, as redes sociais do MTur exibirão episódios inéditos as Websérie “Retomada dos Grandes Eventos”. Reveja abaixo os primeiros episódios:

1º episódio: Espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (PE)


2º episódio: Festival de Parintins (AM)


3º episódio: São João de Caruaru (PE)


CALENDÁRIO DE EVENTOS

O Calendário de Eventos do Ministério do Turismo é uma plataforma criada para auxiliar o turista a se programar e conhecer eventos que acontecem ao longo do ano em todo o país. A ferramenta também ajuda na promoção e divulgação das festas regionais, responsáveis por grandes fluxos turísticos. O Calendário é construído de forma colaborativa e conta com o apoio das secretarias estaduais de Turismo e dos organizadores de eventos, que enviam o conteúdo das festas para o MTur. Até o momento, a ferramenta registra mais de mil eventos para 2022.