Turismo
Secretária Caroline Balbino se reúne com trade turístico para discutir melhorias para o setor
Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo também anunciou os novos voos da Gol Linhas Aéreas
A secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, se reuniu com representantes do trade turístico do Estado para discutir melhorias para o segmento, que segue alcançando bons resultados com ações de promoção e parcerias. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (2), no hotel Ponta Verde, em Maceió.
Na ocasião, a secretária discutiu novas estratégias de promoção do Destino e novos projetos para setor, que incluem a formalização dos termos de fomento com instituições como a Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis de Alagoas (ABIH/AL) e Maceió Convention e Visitors Bureau (MCVB), e a reforma de equipamentos como o Centro de Eventos e Convenções Ruth Cardoso.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo também anunciou os novos voos da Gol Linhas Aéreas – que assegurou a expansão da malha aérea alagoana, com mais 586 voos partindo de destinos regulares e rotas alternativas - a previsão da companhia é de operar um total de 2.147 voos, entre fretados e regulares, de julho até dezembro de 2022.
“Os números evidenciam o trabalho realizado na Sedetur – são mais voos chegando a Alagoas, mais rotas e mais empresas para facilitar a chegada do turista no Estado. A reunião de hoje com trade foi fundamental porque alinha expectativas, formata novos planos para alavancar ainda mais o setor do turismo alagoano, gerando, consequentemente, emprego e renda para a população”, afirma a secretária.
Assim como a malha aérea do Estado, que segue se expandindo, o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares também cresce mês a mês. No último mês de abril, aproximadamente 165 mil pessoas circularam pelo aeroporto - um número 152,81% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. No total, de janeiro a abril de 2022, circularam pelo Aeroporto 791.840 pessoas, o que representa um crescimento de 44% no acumulado do ano.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), André Santos, a união entre a iniciativa pública e os empresários é fundamental para seguir expandindo o setor do turismo no Estado.
“A reunião foi muito positiva. É revigorante saber que temos no comando de uma secretaria tão estratégica para o Estado uma mulher que compreende as necessidades do setor. Nós solicitamos pautas importantes para o desenvolvimento do setor aqui no Estado e temos a consciência de que o turismo de Alagoas cresce cada vez mais em virtude dessa parceria do público e do privado", destaca o presidente da entidade.
Além dos novos voos da Gol, a Azul Linhas Aéreas anunciou recentemente uma ampliação de voos para a temporada de julho, com três novos voos fretados, partindo de Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Araçatuba (SP), em uma parceria firmada com a operadora Azul Viagens.
Regiões turísticas alagoanas
Com paisagens cheias de contrastes e cores, águas calmas e cristalinas e belezas naturais inconfundíveis, Alagoas sustenta, com charme e propriedade, o título de Estado com as praias mais bonitas do Nordeste do Brasil. Localizado em um dos pontos privilegiados da costa brasileira, Alagoas faz divisa com os estados de Pernambuco, Bahia e Sergipe.
O Estado é dividido em sete regiões turísticas - Grande Maceió, Cânions do São Francisco, Costa dos Corais, Região dos Quilombos, Caatinga, Agreste e Lagoas, Mares e Rios do Sul, reunindo uma diversidade de produtos e roteiros turísticos, tanto em seus 250 km de litoral como no interior, com praias paradisíacas, extensos coqueirais, corais, falésias, cânions, cachoeiras, trilhas e monumentos históricos - proporcionando aos visitantes uma experiência completa em turismo de lazer, aventura, cultural e gastronômico.
Retomada Segura
A retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.
No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional - Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió. O estado também registra cerca de 2.094 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos.
As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões contempladas.
Mais lidas
-
1Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
2209 anos
Celebrado nesta quinta (5), aniversário de Maceió tem festa na orla
-
3Galo
Planejamento muda no CRB após chegar um novo treinador
-
4Operação Trapaça
Mulher e sócio do influenciador Kel Ferreti também são presos em operação do Gaesf
-
5Fora de campo
Em liberdade condicional, ex-jogador Daniel Alves 'se converte' e pode virar cantor gospel; veja vídeo