Turismo

Observatório Nacional do Turismo ganha versão para celular

Funcionalidade possibilita acesso a painéis móveis dinâmicos por meio de smartphones

Por Amanda Costa / MTur 23/05/2022 17h34
Observatório Nacional do Turismo ganha versão para celular
Observatório Nacional do Turismo - Foto: Divulgação

O Ministério do Turismo acaba de lançar uma versão para dispositivos móveis dos painéis dinâmicos do Observatório Nacional do Turismo. O espaço reúne uma série de informações, dados e indicadores do setor de Turismo. Os painéis interativos podem ser mais bem visualizados por usuários também de celulares e outros dispositivos móveis conectados à Internet.

Para acessar os painéis clique AQUI.

“Tendo em vista que hoje o principal meio de acesso à Internet no país é o celular, precisamos criar condições para oferecer uma melhor experiência de acesso e navegação da nossa base de dados do Turismo, principalmente dos painéis móveis dinâmico, por meio deste dispositivo”, destaca o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Os painéis apresentam dois perfis de consulta: “Ocupações formais do setor de turismo no Brasil” e “perfil socioeconômico das ocupações do setor de turismo no Brasil”. O primeiro, por exemplo, possibilita que os dados sejam filtrados por atividade do setor, ano, região e obtenha-se informações como o número de trabalhadores formais, a remuneração média do turismo e o cenário em cada uma das regiões do país.

Já o espaço do perfil socioeconômico contém informações sobre o mercado de trabalho formal no Turismo, com recorte geográfico por macrorregião, unidade da federação, região turística e município. Também é possível visualizar os dados por Atividade Característica do Turismo (ACT), faixa etária e grau de instrução, por exemplo.

Para acessar o Observatório Nacional do Turismo clique AQUI.

RADAR DO TURISMO

Também está disponível uma nova edição do Radar do Turismo, publicação mensal que reúne os principais indicadores do turismo brasileiro, com análises das principais variáveis econômicas do ambiente e fatores que podem influenciar a realização de viagens no país e no mundo.

A publicação destaca, entre outros dados, que em fevereiro deste ano o Turismo do Brasil empregava cerca de 1,9 milhão de pessoas, principalmente, nos segmentos de alimentação (62%), alojamento (16,6%) e transporte de passageiros (12,4%). Também em fevereiro, o Volume das Atividades Turísticas e a Receita Nominal, medidos pelo IBGE, cresceram 28,7% e 37,5%, respectivamente, quando comparados ao mesmo mês de 2021.

Já a Receita Cambial Turística no Brasil (gastos de turistas no país), em fevereiro, chegou à marca de US$ 359,73 milhões, o que representou uma variação positiva de 70,10% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Para a íntegra do boletim Radar do Turismo, clique AQUI.