Turismo

Ministério do Turismo é reconhecido pela OMT e recebe bolsas de estudo

Em reunião da Organização Mundial do Turismo no Uruguai, Brasil obteve destaque por promover a juventude e oferecer educação ao setor

Por Rafael Brais / MTur 23/05/2022 17h19
Ministério do Turismo é reconhecido pela OMT e recebe bolsas de estudo
A destinação das bolsas ofertadas pela OMT será definida pelo Ministério do Turismo - Foto: Roberto Castro / MTur

Na última sexta-feira (20), a Organização Mundial do Turismo (OMT) concedeu ao governo federal brasileiro 28 bolsas de estudo para o curso de “branding” (marca) na UNWTO Tourism Online Academy. A plataforma da agência das Nações Unidas responsável pela promoção do turismo é destinada ao aprendizado online para desenvolvimento do turismo nos Estados Membros da OMT.

“Trata-se de um reconhecimento por parte da OMT do destaque do Brasil para promover a capacitação da juventude e por oferecer educação de qualidade ao setor”, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito, ao receber o reconhecimento.

As bolsas foram entregues durante o encerramento da 67ª reunião da Comissão Regional das Américas (CAM) da OMT, realizada em Punta Del Este, no Uruguai. Elas serão distribuídas pelo Ministério do Turismo para estudantes e profissionais que atuam n setor de Turismo.

Segundo o documento entregue ao ministro, “a Organização Mundial do Turismo, agência especializada das Nações Unidas, reconhece os esforços do Ministério de Turismo do Brasil pelo empoderamento da juventude e pela educação de qualidade oferecida para o setor com a entrega de 28 bolsas da UNWTO Tourism Online Academy para certificado dos cursos de branding + innovation = brandinnovation”.

Segundo a ementa do curso, o branding está se tornando cada vez mais relevante, tanto para estudantes, empresários, profissionais, organizações, instituições e grandes corporações. É improvável que uma pessoa, uma empresa ou um destino crie valor e tenha sucesso sem uma estratégia de branding clara. Uma marca é um ativo estratégico para o desenvolvimento de qualquer negócio em um mercado global e cada vez mais competitivo.

CAPACITAÇÃO

Para capacitar trabalhadores e gestores que atuam no setor de turismo e, consequentemente, oferecer melhores experiências aos turistas, apenas ao longo de 2021, o Ministério do Turismo disponibilizou cerca de 100 cursos gratuitos, que formaram 34 mil pessoas. Entre os cursos estão, por exemplo, o de Atendimento ao Turista, promovido a partir da plataforma Brasil Braços Abertos (BBA); Libras para iniciantes; inglês e espanhol; protocolos sanitários, além de cursos em áreas como Enoturismo e Agências de Viagem e Turismo.