Turismo

No mês das noivas, conheça destinos brasileiros que aliam turismo e casamento

Agência de Notícias do Turismo listou alguns dos principais atrativos do país que são palco do tão sonhado 'Sim'

Por Victor Maciel / MTur 19/05/2022 17h30 - Atualizado em 19/05/2022 17h36
No mês das noivas, conheça destinos brasileiros que aliam turismo e casamento
Igrejinha de Trancoso (BA) é uma das queridinhas dos noivos - Foto: Marcio Filho / MTur

Já pensou em aliar uma viagem pelo país com uma das datas mais importantes da sua vida? É o que muitos casais brasileiros têm feito ao escolher tradicionais destinos nacionais para dizer o tão sonhado “SIM” no altar. Praias paradisíacas, vilarejos históricos, lindíssimos campos ou belas montanhas, o que não faltam são locais para a realização de um “Destination Wedding” – formato de casamento onde a cerimônia é realizada fora da cidade onde os noivos moram. Pensando nisso, a Agência de Notícias do Turismo separou algumas das diversas cidades de Norte a Sul do Brasil que podem ser excelentes cenários para isso.

Para começar, não poderíamos deixar de falar de Gramado, no Rio Grande do Sul. A charmosa cidade gaúcha foi eleita em uma pesquisa da Booking.com como o 7º destino do mundo mais recomendado para casamentos, ficando à frente de cidades como Cartagena, na Colômbia, e Sydney, na Austrália. Repleta de bons hotéis, capazes de atender milhares de visitantes por ano, o município é muito conhecido pela gastronomia, belas paisagens, frio e romantismo, sendo um dos destinos brasileiros preferidos dos casais apaixonados.

Subindo um pouco o mapa do país, paramos em Monte Verde (MG). Conhecida como a “Suíça Mineira”, o distrito de Camanducaia (MG) possui perfeita combinação entre frio, romantismo e mata preservada. A vegetação de pinheiros, eucaliptos e montanhas fazem da cidade mineira um sonho para a realização de casamento. Sem contar, é claro, com a excelente rede hoteleira, com pousadas charmosas e restaurantes tipicamente europeus que oferecem delícias como fondues e trutas. Uma boa candidata para os noivos ainda indecisos.

No Nordeste, dois destinos se dividem entre os queridinhos dos românticos: Trancoso (BA) e Fernando de Noronha (PE). O primeiro é dono de belíssimas praias e de um famoso quadrado, que tem como ponto de encontro a igrejinha branca, coração do distrito de Porto Seguro (BA). Sem falar na impressionante paisagem que enfeita qualquer cerimônia. O segundo é um dos mais procurados quando o assunto é casamento. Da pequena Capela de São Pedro, os noivos e convidados desfrutam de um cenário de belezas cênicas que só essa pequena ilha pernambucana oferta.

Alter do Chão (PA) é outro belo destino do país para quem busca um lugar paradisíaco para trocar as alianças. Por lá, as águas doces do Rio Tapajós misturadas às areias brancas e à farta vegetação amazônica tornam o local um bom atrativo para o dia do “sim”. conhecida como o “Caribe da Amazônia”, a vila é farta de atributos que a tornam um dos principais destinos turísticos do Pará: natureza exuberante, atrativos históricos/culturais, gastronomia diferenciada e boa infraestrutura.

Para terminar, não poderíamos deixar de falar da capital brasileira: Brasília (DF). Localizada no coração do Brasil, a cidade é repleta de locais que servem de pano de fundo para os casamentos. A começar pela tradicional Catedral Metropolitana. A obra de Oscar Niemeyer é o sonho da maioria das noivas que querem se casar no “quadradinho”. O destino ainda conta com a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima que tem nos azulejos de Athos Bulcão a sua marca registrada. As belezas do Lago Paranoá, cartão postal da capital, também podem ser conferidas na hora da tão aguardada celebração.