Turismo

MTur apresenta ações sobre turismo rural e gastronômico em evento no Ceará

Programa Nacional de Turismo Gastronômico e o Experiências do Brasil Rural foram destacados durante o encontro

Por Victor Maciel / MTur 19/05/2022 17h04
MTur apresenta ações sobre turismo rural e gastronômico em evento no Ceará
Coordenadora Anna Modesto participou por videoconferência do evento - Foto: Arquivo Pessoal

O Turismo Rural e a Gastronomia foram temas de apresentação do Ministério do Turismo na abertura da 1ª edição do Comitê Técnico Setorial de Turismo e Gastronomia, realizado em Fortaleza (CE). Promovido pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade-Cetur, Fecomércio (CE) e Senac (CE), o evento reuniu empresários de grandes empreendimentos turísticos e gastronômicos do estado cearense, além de especialistas convidados. O objetivo do encontro foi gerar concordâncias com as atuais demandas do mercado em relação às atuações profissionais.

Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, a participação do MTur no evento foi importante para o conhecimento das ações da Pasta por parte de quem faz o turismo no estado. “O setor precisa estar em consonância com as atividades que estão sendo desenvolvidas pelo Ministério. Fazer com que o nosso trabalho seja conhecido lá na ponta é primordial para isso, portanto, parabenizo o Senac, a Fercomércio e a Cetur pelo evento tão necessário neste momento”, destacou.

Representando o Ministério do Turismo no evento, a coordenadora de Produção Associada ao Turismo, Anna Modesto, apresentou duas iniciativas prioritárias desenvolvidas pela Pasta no âmbito gastronômico e rural: “Programa Nacional de Turismo Gastronômico” e o “Experiências do Brasil Rural”. O primeiro, lançado em março deste ano, tem como objetivo desenvolver o segmento e efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência, valorizando a diversidade e a singularidade. Já o segundo, busca fomentar e apoiar o desenvolvimento da atividade em áreas rurais por meio de um trabalho focado nos produtos associados ao turismo.

Ainda durante o encontro, a coordenadora falou da importância do trabalho de qualificação que vem sendo realizado pelo Senac Nacional, em especial pelo Senac/CE e a Fecomércio. “É valioso o empenho de vocês para reforçar a profissionalização no nosso país, assim como, na capacitação e qualificação de atores envolvidos no setor do turismo, fortalecendo a atividade turística. Além de atuarem como parceiros estratégicos para o desenvolvimento do turismo no Brasil”, concluiu.