Turismo

MTur inicia nova sondagem com agências e operadores de turismo

Iniciativa coletará informações sobre os últimos seis meses e perspectivas para o ano das empresas dos dois segmentos

Por Lívia Nascimento / MTur 14/05/2022 12h14
MTur inicia nova sondagem com agências e operadores de turismo
MTur realiza a Sondagem Empresarial das Agências e Operadores de Turismo - Foto: Divulgação

O Ministério do Turismo, por meio da Coordenação-Geral de Dados da Secretaria Executiva, acaba de iniciar a coleta de informações para a primeira edição de 2022 da Sondagem Empresarial das Agências e Operadores de Turismo. Para participar da pesquisa é só clicar AQUI e preencher as informações.

O objetivo da iniciativa é obter indicadores sobre a percepção dos empresários da economia do turismo com a finalidade de orientar políticas públicas para o fomento do setor. A pesquisa reúne informações para monitoramento de indicadores, como número de empregados, faturamento da empresa e demanda por serviços.

“A sondagem empresarial é uma ferramenta estratégica que fornece ao Ministério do Turismo informações valiosas para apoiar o setor, em especial nesse momento de retomada das atividades. Essa iniciativa reforça como a inteligência de mercado tem sido importante para a Pasta”, comentou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

O levantamento é realizado semestralmente e os boletins são apresentados com os recortes Brasil, Unidades da Federação e os resultados agregados para um panorama regional brasileiro. Todos os boletins estão disponíveis no Observatório Nacional do Turismo. A sondagem permite avaliar o mercado consumidor podendo servir como subsídio tanto para a tomada de decisão empresarial, como também para profissionais e estudantes do setor.

OBSERVATÓRIO

Lançado em novembro de 2021, o Observatório Nacional do Turismo foi desenvolvido para reunir informações trabalhadas pela Pasta e apresentá-las aos usuários por meio de publicações, painéis, indicadores e anuários estatísticos.

As novidades são os painéis interativos, que trazem dois perfis de consulta: “Ocupações formais do setor de turismo no Brasil” e “Perfil socioeconômico das ocupações do setor de turismo no Brasil”. O primeiro, por exemplo, possibilita que os dados sejam filtrados por atividade do setor, ano, região e obtenha informações como o número de trabalhadores formais, a remuneração média do turismo e o cenário em cada uma das regiões do país.