Turismo

Primeiro Eletroposto de Alagoas começa a funcionar a partir desta quinta-feira (12)

Além do Eletroposto para carregamento de veículos, o espaço conta ainda com dez bicicletas elétricas disponíveis gratuitamente para a população

Por Cláudia Leite / Ascom Semtel 12/05/2022 18h02
Primeiro Eletroposto de Alagoas começa a funcionar a partir desta quinta-feira (12)
Eletroposto é mais um atrativo do destino Maceió - Foto: Itawi Alburquerque / Secom Maceió

O futuro é elétrico e Maceió mais uma vez sai na frente nos quesitos inovação, mobilidade e ações que fomentam o turismo. Através de uma parceria entre o Município e a empresa Equatorial Energia, a capital alagoana ganhou o primeiro Eletroposto para carregamento de veículos do estado. O espaço foi inaugurado na noite de quarta-feira (11) e já começa a funcionar nesta quinta-feira (12), a partir das 14h.

No espaço, além do carregamento de veículos elétricos, também estarão disponíveis dez bicicletas elétricas para passeios gratuitos. Para empréstimo das bicicletas, o Eletroposto funcionará de segunda a sábado, das 14h às 22h e aos domingos das 8h às 16h. Já para a recarga de veículos, o espaço funcionará 24h.

De acordo com a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Patricia Mourão, a parceria é mais um grande marco para o turismo de Maceió.

“Maceió tem cada vez mais se destacado, sobretudo por ter uma gestão moderna e de olho no futuro, capitaneada pelo prefeito JHC. Com certeza essa parceria vai contribuir muito com o nosso turismo, promovendo momentos de lazer tanto para os visitantes, quanto para os maceioenses. Além disso, uma capital que conta com alternativas de transporte sustentáveis torna-se uma cidade mais saudável, inclusiva, inovadora e mais atrativa”, pontuou a titular da Semtel.

Secretária Patricia Mourão (Semtel) e o secretário Antônio Carvalho (Ggov) experimentaram as bikes durante a solenidade de inauguração (Foto: Itawi Alburquerque / Secom Maceió)


Localizado na Avenida Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, na Jatiúca, no Corredor Vera Arruda, o Eletroposto contou com investimentos na ordem de R$ 400 mil para o seu funcionamento. Para contribuir com a segurança pública, a Equatorial Energia também entregou à Prefeitura um carro elétrico e mais cinco bicicletas elétricas, que estarão à disposição da Guarda Municipal.

Como utilizar as bicicletas elétricas

O primeiro passo é baixar o aplicativo E+ Mobilidade Elétrica, disponível nas lojas de smartphones para download. O usuário deverá realizar um cadastro na plataforma, incluindo um cartão de crédito, que será utilizado apenas para fins de garantia de devolução da bicicleta. O tempo de permanência com a bicicleta é de até uma hora.

Como funciona o Eletroposto

O eletroposto oferece dois pontos para recarga automotiva, que demora de duas a três horas, podendo chegar a 6h, a depender do fabricante e do modelo do veículo. No eletroposto também há quatro pontos para recarga de motos, bicicletas e patinetes.

Para acessar o equipamento de recarga veicular, não é necessário nenhum tipo de inscrição ou cadastramento, desde que os pontos estejam disponíveis.

A energia a ser fornecida será gerada por meio de placas solares durante o dia e complementada pela rede elétrica quando não houver sol.