Turismo

Inaugurado com recursos do MTur, Mirante das Galhetas recebe 215 mil pessoas em um ano

Atrativo turístico foi reformado com investimento de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo

Por Amanda Costa / MTur com Setur Guarujá 12/05/2022 16h18 - Atualizado em 12/05/2022 16h24
Inaugurado com recursos do MTur, Mirante das Galhetas recebe 215 mil pessoas em um ano
Mirante passou por uma revitalização completa, incluindo a instalação de um piso de vidro suspenso a 45 metros do nível do mar - Foto: Roberto Castro / MTur

Após um ano, o Mirante das Galhetas, na cidade litorânea do Guarujá (SP), contabilizou a visita de mais de 215 mil pessoas, segundo balanço da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Inaugurado há um ano, após receber um investimento de cerca de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo, o atrativo é um dos principais cartões-postais da Baixada Santista.

A reforma financiada pelo Ministério do Turismo tornou a atração inovadora, com a implementação de um piso de vidro suspenso a 45 metros do nível do mar, o que permitiu uma visão privilegiada a turistas e a população local da paisagem da Praia do Tombo, onde está localizado o atrativo. A praia é certificada com o selo ecológico Bandeira Azul - principal certificação internacional dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo, e teve o título renovado para a temporada de verão 2021/2022.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, lembra que o projeto de revitalização contemplou ainda outras intervenções. “A instalação de guarda-corpo de aço inox (corrimão) e iluminação LED, pavimentação da subida de acesso ao mirante, calçadas, guias e sarjetas e um estacionamento para acessibilidade de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção”, citou. “Investir em infraestrutura turística é qualificar os nossos atrativos e destinos para que proporcionem experiências ainda melhores aos visitantes”, acrescentou.

Para o secretário de Turismo do Guarujá, a atração é uma das mais modernas e atraentes de toda a Região. “O Mirante nos ajudou a fortalecer ainda mais Guarujá como um dos destinos mais visitados em todo o litoral paulista. De live de artistas famosos, chá de revelação, ensaios fotográficos, atividade de voo livre e outros eventos, o Mirante das Galhetas é, sem dúvida, um equipamento multiuso, que veio em um momento muito assertivo para a Cidade, impulsionando a retomada econômica”, disse.

COMO VISITAR

O Mirante das Galhetas funciona todos os dias, das 8 às 20 horas. A entrada é condicionada a doação de 1 quilo de alimento não perecível à Campanha “Turismo Solidário”. Segundo a Secretaria de Turismo do Guarujá, os alimentos arrecadados são enviados ao Fundo Social de Solidariedade da cidade, que, por sua vez, os encaminha a famílias em situação de vulnerabilidade.

Ainda segundo a Setur, o atrativo conta também com espaço para a prática de voo livre, além de uma programação diversificada, repleta de atividades culturais e apresentações musicais. Um destaque do Mirante é o “balanço instagramável”, à disposição dos visitantes para o registro de fotos.