Turismo

II edição do Prêmio Alagoano de Turismo é realizada em Maceió

Várias cidades alagoanas e empreendimentos privados foram homenageados durante evento

Por Lucas França com Tribuna Hoje 06/05/2022 17h05 - Atualizado em 24/05/2023 13h31
II edição do Prêmio Alagoano de Turismo é realizada em Maceió
Premiação reuniu prefeitos, secretários, empresários e representantes do setor de turismo em Alagoas - Foto: Edilson Omena

Foi realizado na última quarta-feira (04), o II Prêmio Alagoano de Turismo, organizado pela Revista Class Magazine, editada pelo jornalista Claudio Bulgarelli. A premiação reuniu prefeitos, secretários, empresários e representantes do setor de turismo em Alagoas, que foram homenageados e agraciados com um troféu que simboliza o crescimento do setor em suas regiões. A Jorgraf – Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas, detentora do jornal Tribuna Independente, portal Tribuna Hoje e TV Tribuna no Youtube, também foi homenageada como o veículo que mais produz matérias jornalísticas voltada ao turismo no Estado. 

Representando a capital alagoana como o principal destino turístico do Brasil, a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão, ressaltou que o crescimento do município vem do esforço de uma gestão compartilhada não só com os poderes públicos. “Estamos nesse patamar não apenas pela ação dos poderes em suas dimensões, mas também por conta do apoio da iniciativa privada, assim como por conta de todos os cidadãos que recebem de braço abertos os turistas que chegam de várias outras regiões do Brasil e até estrangeiros. O prefeito JHC sempre trabalhou e vem trabalhando para que o turismo cresça ainda mais", ressalta Mourão, acrescentando que não só a capital, mas todo o estado de Alagoas tem enorme potencial turístico. "Cada um com suas particularidades".

Marcelo Beltrão, prefeito de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas, também foi agraciado nesta edição do prêmio. Ele ressaltou a importância de evidenciar o turismo na região. “É uma honra receber essa premiação. O destino turístico Roteiro Mares do Sul tem crescido e se tornado um dos maiores pilares para o crescimento de Coruripe, significa geração de emprego e renda para a população e assim melhora a qualidade de vida do nosso povo. É Coruripe mostrando sua força", disse.

II edição do Prêmio Alagoano de Turismo fortalece o setor turístico no Estado (Foto: Edilson Omena)



A cidade de Murici, na Zona da Mata de Alagoas, é o principal destino para quem gosta de turismo ecológico ou turismo de natureza. Este ano, o município entrou no Mapa de Turismo Brasileiro, e, claro, não poderia deixar de ser homenageado nesta edição do prêmio. O prefeito Olavo Neto explicou a importância do reconhecimento. “Murici agora tem um calendário anual de eventos que está gerando ainda mais emprego e renda. Cada atividade desta no turismo ecológico, esportivo e religioso atrai pessoas de todos os cantos e boca a boca é a nossa maior propaganda, dormir em Murici, comer em Murici e se divertir faz o município crescer, justamente porque gira economia", avalia.

Já o secretário de turismo da Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas, uma das cidades homenageadas da noite conjuntamente com a capital, Sergio Silva disse que o reconhecimento é essencial para divulgação do destino. “Este reconhecimento é muito importante para a divulgação do nosso município. E os turistas estão chegando – são belas praias, pousadas, restaurantes, belezas naturais e novos empreendimentos que estão gerando emprego e renda para população, não só do município, mas das redondezas’’, pontua.



Edição 2022 contou com desfile com peças de bordado filé de artesãs do Pontal da Barra

Para abrilhantar a noite, aconteceu um desfile de moda com peças produzidas com bordado filé do grupo produtivo Renda-se, do Pontal da Barra, e modelos da Agência Top Models, de Luck Chagas. “O filé tem tudo a ver com o turismo, as peças são produzidas por artesãs alagoanas, o bordado filé é genuinamente alagoano e reconhecido fora do país – é nosso patrimônio histórico e neste evento iremos apresentar a beleza deste trabalho", explica Adriana Gomes, coordenadora do grupo. "As peças apresentadas pelas modelos é moda, é regional e exportada para o mundo", acrescenta Luck Chagas.

O anfitrião da noite, Claudio Bulgarelli, disse que a ideia do prêmio é evidenciar o Destino Alagoas no Mapa Mundial do Turismo. "O objetivo do prêmio é aquele de identificar, reconhecer e premiar municípios turísticos, iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo e de suas atividades em Alagoas durante o ano de 2021".

Confira a lista dos premiados


Os municípios de Maceió e Barra de Santo Antônio, receberam homenagem especial-  já Matriz de Camaragibe, Colônia Leopoldina, Paripueira, Porto de Pedras, Atalaia, Murici, Olho d'Água do Casado, Coruripe e São Miguel dos Campos foram agraciados com a premiação. Foram premiados também os empreendimentos da iniciativa privada: Restaurante Mirante do Gunga, Pergentino Turismo, Pousada Recanto dos Milagres, restaurante Villa dos Milagres, Flamingo Excursões, Chácaras Bar Beach Club, Pousada e Restaurante Caminhos do Mar, Pousada Jirituba, Restaurante e Receptivo Caminho da Barra, Beach Club Corais e Guarda Rios, Bamboo Lounge Maragogi, CM Turismo, Restaurante Casa de Praia, beach bar Olibaba, Milagres do Toque Beach Club, Barulhinho Bom Chips, vereador Márcio Andrade, Kenny Wilson Negócios Imobiliários, Pousada Divino Milagre, Vereadora Gaby Ronalsa, Grupo Produtivo Renda-se, Tribuna Independente e Tribuna Hoje, ex-ministro do Turismo Gilson Neto, Viver Viagens, Transamérica Turismo, Vila Porto Patacho, Fiore Resort, Alecrim Parque Pousada, Daruma Culinária Japonesa Coruripe, empresário Daniel Barbosa e Filé do Zezé Jatiúca.

Os convidados da premiação ainda puderam apreciar degustação do Chopp Artesanal Express Alagoas e Chips da Barulhinho Bom. O evento aconteceu no Maceió Mar Hotel e contou com apoio da Jorgraf, da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, da Prefeitura da Barra de Santo Antônio, da Vortex Empreendimentos, Kenny Wilson Negócios Imobiliários e Maceió Mar Hotel.

Desfile com peças exclusivas produzidas por artesãs do grupo Renda-se do Pontal da Barra foi apresentado durante premiação (Foto: Edilson Omena)