Turismo

Presidente mundial do grupo hoteleiro Vila Galé estará em Alagoas

Empresário português Jorge Rebelo fará, a partir das 11 horas, uma apresentação do empreendimento e seus impactos sociais e econômicos no estado

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 02/04/2022 12h04
Presidente mundial do grupo hoteleiro Vila Galé estará em Alagoas
Empresário português Jorge Rebelo, presidente do Grupo Vila Galé - Foto: Ascom Vila Galé

Em cerca de três meses, o maior grupo hoteleiro em Alagoas até o momento, o Vila Galé Carro Quebrado, localizado no Sítio Riacho das Varas, na Barra de Santo Antônio, estará sendo inaugurado. Para acompanhar o andamento das etapas finais da obra, estará em Alagoas, nesta segunda-feira, o presidente do grupo hoteleiro, o empresário português Jorge Rebelo. Ele fará, a partir das 11 horas, uma apresentação do empreendimento e seus impactos sociais e econômicos em Alagoas. Logo após, participará de uma entrevista coletiva com a imprensa, autoridades e trade turístico local.

O grupo hoteleiro Vila Galé é o segundo maior grupo hoteleiro português, com mais de três décadas de existência, que já conta já com 37 unidades, 27 destas em Portugal e 10 no Brasil. Os números do grupo são impressionantes: total de 8.002 quartos e 18.260 camas, além de 3.600 colaboradores. Nesta conta, o Vila Galé Carro Quebrado vai participar com 513 apartamentos e 350 postos de trabalho. No Brasil, além de Alagoas, o grupo está presente no Rio de Janeiro, Fortaleza, Caucaia, Salvador, Guarajuba, Cabo de Santo Agostinho, Touros, Angra dos Reis e São Paulo.

Projeto do Vila Galé da Barra de Santo Antônio (Imagem: Divulgação)


Fundadores

Foi Jorge Rebelo de Almeida, que na década de 80, juntamente com José Silvestre Salvador e José Ruivo, investiram na criação do grupo, com uma aposta no segmento hoteleiro. Em 1988 ocorre a abertura do primeiro empreendimento, o Hotel Apartamento Vila Galé, atualmente Vila Galé Atlântico, na Praia da Galé, na cidade de Albufeira, região do Algarve. Foi do nome da praia que surgiu o nome do grupo. Durante a década de 90 ocorreu uma expansão com a abertura de novas unidades hoteleiras no Algarve. Mas foi entre 1996 e 1999 que foram inaugurados hotéis em Cascais e no Porto, marcando a expansão do grupo para as outras regiões de Portugal.

Somente em 2001 que o grupo desembarca no Brasil, inaugurando seu primeiro hotel na praia de Cumbuco, no Ceará. Já em 2014, com a abertura do Vila Galé Rio de Janeiro, a rede passou a deter sete unidades no Brasil. Em 2018, ano em que o grupo comemorou os 30 anos da abertura do primeiro hotel, foi inaugurada a trigésima unidade, o Vila Galé Collection Braga. E em 2019 inaugurou o agro turismo Vila Galé Douro Vineyards e o Vila Galé Collection Elvas. Em 2020 acrescentou ao seu portfólio os hotéis Vila Galé Collection Alter Real, no Alentejo; o Vila Galé Serra da Estrela; e no Brasil o Vila Galé Paulista.

Apontado como uma das principais lideranças do turismo mundial, o presidente da rede Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, foi homenageado durante o 1º Prêmio Nacional do Turismo. A iniciativa, organizada pelo Ministério do Turismo e Conselho Nacional do Turismo (CNT), concedeu a distinção aos líderes do setor que se destacaram ao longo de 2018.