Turismo
Conheça os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022
Vencedores serão conhecidos no dia 10 de abril, durante evento na Serra Catarinense
Foram anunciados na sexta-feira (1) os 10 finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/22. A premiação, promovida pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), contou com mais de 100 inscritos e tem o objetivo de reconhecer iniciativas de superação aos problemas enfrentados pelo setor frente à pandemia de Covid-19. Os vencedores serão conhecidos no dia 10 de abril, durante evento na Serra Catarinense.
Concorrem aos cinco lugares do pódio da premiação as seguintes iniciativas: 1ª CIttaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver” – SP (Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo); Amastour Turismo de Favela – RJ (Amastour Turismo de Favela); BWT - Better World Together 2020 – 2022 – PR (BWT Operadora); CapacitaFOZ – PR (Itaipu Binacional); Conexão Baré – RJ (Braziliando Viagens e Vivências); Connection Experience – RS (Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos); Festival Gastronômico de Tubarão – SC (Associação Empresarial – Núcleo de Gastronomia); Joinville Cidade de Experiência – SC (Sebrae Santa Catarina – Gerência Regional Norte); Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias – MG (Flanar Turismo); e Vivalá durante a pandemia – SP (Vivalá).
O ministro do Turismo, Carlos Brito, lembra que o Ministério do Turismo integra o júri da premiação e reforça a importância da valorização de novas ideias para o turismo brasileiro. “O turismo ultrapassou uma crise sem precedentes diante da pandemia de Covid-19 e ideias inovadoras como estas, sem dúvida, contribuíram para que o nosso setor pudesse se reerguer, impactando positivamente as pessoas, a economia e o meio ambiente. Essas iniciativas precisam ser reconhecidas para incentivarmos cada vez mais a inovação e sustentabilidade do turismo no nosso país”, destaca.
“Essas ações têm muito em comum, principalmente pelas parcerias que foram criadas em prol de um benefício coletivo, com ideias que foram das necessidades imediatas aos planos estratégicos de desenvolvimento a longo prazo”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.
Na edição deste ano, os participantes são avaliados a partir de um ponto em comum: a resiliência e seus resultados práticos. Entre os pontos observados estão se eles desenvolveram iniciativas sustentáveis em seus projetos que lhe permitiram sobreviver e se reinventar na pandemia; se impactaram positivamente as pessoas e o planeta; e quais os resultados econômicos.
Durante a premiação, que acontece no dia 10 de abril, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) ainda promoverá a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa 2022. Além disso, os vencedores passarão a ser recomendados como parceiros de negócios para operadoras da associação e receberão voucher para participar como aluno de um minicurso da Academia de Excelência Braztoa com tema a ser definido pela entidade.
Saiba mais sobre os finalistas:
1ª CIttaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver”
Empresa / Organização: Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo
O objetivo foi projetar Socorro/SP nacionalmente e inseri-la no mercado estrangeiro, tornando a cidade a 1ª Cittáslow do Brasil – “Cidade do Bem Viver”, através da Rede internacional Cittaslow surgida na Itália. Para obter a certificação, foram envolvidos vários atores: todas as secretarias municipais, a secretaria de turismo como idealizadora, gestora e patrocinadora do projeto; diversos parceiros, organizações do 3º setor, empresários, sociedade civil, conselhos municipais e uma empresa de consultoria para a inovação. A certificação envolve não só uma boa gestão do destino acerca de questões sociais, ambientais e econômicas, como também contempla questões políticas e estruturais. Uma grande conquista para o município, pelo ineditismo e reconhecimento do seu desenvolvimento territorial, turístico e sustentável.
Amastour Turismo de Favela
Empresa / Organização: Amastour Turismo de Favela
Amastour é um projeto inédito que atua no turismo no Morro da Babilônia e Chapéu Mangueira, localizados no Bairro do Leme, Rio de Janeiro, com o objetivo de fazer as pessoas conhecerem a favela com um olhar histórico e sustentável. Os condutores locais prestam serviço de guiamento com um tour contemplativo e histórico mostrando sete mirantes locais, entre eles o Mirante de Copacabana, o Mirante do Telégrafo e o Mirante da Praia Vermelha. Além disso, o passeio tem capítulos que vão da promoção da educação ambiental, com a plantação de árvores frutíferas, visitas às ruínas do século 18 e da Segunda Guerra Mundial, que contam muitas histórias do Brasil e da região, entre outras coisas.
BWT - Better World Together 2020 - 2022
Empresa / Organização: BWT Operadora
Desde 2015, a BWT tem criado ações que promovem a sustentabilidade, a igualdade de gêneros e a maior qualidade de vida para as pessoas. A pandemia mudou as prioridades, porém, a operadora, acreditando plenamente na resiliência, não interrompeu suas estratégias comerciais e manteve sua preocupação constante com o meio ambiente e a sociedade, criando o BWT - Better World Together - 2020 - 2022. O programa visa promover a cultura da sustentabilidade ambiental, social e econômica por meio de iniciativas que estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela Cúpula das Nações Unidas. Para a BWT, a palavra “resiliência” foi a grande responsável por outra palavra: “sobrevivência”: dos negócios, da sociedade e do meio-ambiente.
CapacitaFOZ
Empresa / Organização: Itaipu Binacional
O projeto CapacitaFOZ foi lançado em julho de 2021 com o objetivo de proporcionar qualificação profissional, ajuda emergencial através de bolsa de estudos e facilidade para colocação no mercado de trabalho, por sua plataforma de serviços. O programa, que é voltado para diversos profissionais da cadeia do turismo, atendeu 2.250 pessoas, com bolsas de estudo de R$ 550,00 mensais, com duração de 3 meses cada. Após participar desta capacitação por 3 meses, o profissional passa a ter à sua disposição, uma plataforma especializada para que possa anunciar seus serviços. O site, desenvolvido especialmente para este fim, funciona como uma vitrine de talentos, permitindo aos profissionais maior facilidade de vender seus serviços ou de se recolocarem no mercado de trabalho.
Conexão Baré
Empresa / Organização: Braziliando Viagens e Vivências
Conexão Baré, é uma experiência de viagem imersiva, interativa e on-line, que também se mostrou inclusiva. É realizada por meio de uma videochamada de duas a três horas, mas que dura cerca de uma semana. Antes da ¨viagem¨, as pessoas recebem informações e começam a imergir na cultura indígena. Da criação do clima de voo e travessia de barco até a comunidade, à recepção por um indígena que fala sobre o local e os ¨guia¨ até os pontos onde são desenvolvidas as atividades culturais do roteiro, os viajantes virtuais podem interagir a todo momento. Uma vez que essas pessoas não precisam se deslocar até o destino, não há emissão de CO2 e é possível a participação de pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade e com restrições financeiras, ou até que têm medo de voar ou navegar.
Connection Experience
Empresa / Organização: Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos
Com o setor de eventos duramente impactado pela pandemia da COVID-19, a Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos, que há mais de 30 anos realiza, em Gramado, a FESTURIS, buscou diversificar seu portifólio para trazer oportunidades para fornecedores e trabalhadores do segmento e de Gramado. Com isso, criou o CONNECTION, evento de conteúdo em formato híbrido, que promove conexões do Brasil com outros destinos e casos de sucesso do mundo, e estimula a troca de informações, a qualificação do trade, a aproximação de segmentos e áreas relevantes da cadeia de valor, além de sempre trazer temáticas que provocam a reflexão para um futuro sustentável.
Festival Gastronômico de Tubarão
Empresa / Organização: Associação Empresarial – Núcleo de Gastronomia
O Festival Gastronômico de Tubarão foi criado em 2020, a partir de uma parceria entre agricultores, empresários da gastronomia e do turismo, SEBRAE, Prefeitura Municipal e ACIT Tubarão, na elaboração de um evento que foi muito além de atrair novos visitantes, mas fortaleceu a integração da agircultura familiar, dos restaurantes e dos empreendimentos turísticos, que não se vêem mais como concorrentes, mas como parceiros. O sucesso do evento levou ao surgimento da primeira iniciativa de associativismo do segmento, por meio da criação do Núcleo de Gastronomia da ACIT. Além disso, em 2021, teve sua segunda edição realizada com grande sucesso, sempre valorizando os princípios da sustentabilidade.
Joinville Cidade de Experiência
Empresa / Organização: Sebrae Santa Catarina – Gerência Regional Norte
O Sebrae SC, na Regional Norte, com sede em Joinville, promoveu, ao lado de parceiros, uma grande mobilização, na qual foram envolvidas mais de 200 pessoas (empresários, lideranças da comunidade, de entidades, universidades, poder público, terceiro setor, indústria e inovação) para, juntos, pensarem o futuro da cudade, sua identidade e desenvolvimento, criando o PLACE BRANDING DE JOINVILLE. Dele, saíram quatro macro programas, entre eles, Cidade de Experiência - Conjunto de projetos referentes ao turismo, hospitalidade, recepção, gastronomia, entre outros – além dos programas Cidade de Inovação, Cidade de Cultura e Cidade de Valor, que, juntos, lançaram nao apenas o olhar mas, também, estratégias práticas que mensuravam desde os negócios, indústria, cultura e arte, à qualidade de vida, bem-estar.
Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias
Empresa / Organização: Flanar Turismo
Foi no contexto inicial da pandemia, em busca de compreensão e caminhos, que a agência Flanar Turismo (Uberlândia-MG) juntamente com um grupo de empreendedores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ligados à produção artesanal e gastronomia regional, criou o Projeto Matula Mineira, uma ação colaborativa que propõe agregar valor à produção artesanal e às experiências de Turismo Rural e viagens regionais. O projeto está construindo novos contornos para a atividade turística regional, com práticas inovadoras, concebendo o turismo como estratégia para o desenvolvimento local, fortalecimento da identidade da empresa com geração de novas oportunidades de emprego e renda.
Vivalá durante a pandemia
Empresa / Organização: Vivalá
A Vivalá destaca sua atuação resiliente no setor do turismo sustentável e de base comunitária durante a pandemia, com destaque para diversas campanhas, como: apoio emergencial a 100 famílias da sua rede de fornecedores de base comunitário; Com protocolos, voltaram a realizar viagens de base comunitária, chegando à marca de 1 mil viajantes, injetando diretamente R$ 709 mil por meio da compra de serviços de base comunitária; Realização de doação de 1,3 toneladas de alimentos para parceiros do turismo sustentável em aldeias indígenas no Acre; Por fim, venceram a Teia da FGB e expandiram o modelo de turismo sustentável da Vivalá para 7 Ucs, aumentando exponencialmente o impacto da organização durante a pandemia.
Mais lidas
-
1Em Maceió
Vídeos: explosão destrói prédio no Conjunto Maceió 1, no bairro Cidade Universitária
-
2Game over!
'A Fazenda 16': Zé Love peita Record e sai com fama de agressivo do reality rural
-
3Vem por aí!
Bahar enfrenta tragédia e encontra novo amor em final de ‘Força de Mulher’
-
4Vem aí!
Quando Bahar descobre que Sarp está vivo em 'Força de Mulher'?
-
5Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?