Turismo

Alagoas Maior lança plataforma para venda digital

Programa do governo de Alagoas e Sebrae incentiva a produção e comercialização de associações e cooperativas

Por Isabella Padilha com Ascom Sedetur 28/03/2022 15h01
Alagoas Maior lança plataforma para venda digital
Lançamento aconteceu na sexta-feira (25) - Foto: Lucas Meneses / Ascom Sedetur

Mel e produtos derivados dos apiários, doces, frutas in natura, geleias, broas e produtos derivados das tapiocas. Todos os produtos beneficiados pelos produtores apoiados pelo programa Alagoas Maior ganham agora uma nova plataforma para comercializar seus produtos. O lançamento da plataforma foi realizado na manhã de sexta-feira (25), em Arapiraca, com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, de representantes do Sebrae, dos produtores e grupos, associações e cooperativas.

O endereço digital alagoasmaior.com.br foi construído para abrigar os produtos e facilitar o contato entre os produtores e os clientes. A iniciativa, executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), beneficiará na primeira etapa os mais 28 grupos produtivos atendidos pelo Programa Alagoas Maior.

A loja online beneficia indiretamente mais de 2 mil produtores, agricultores familiares e grupos produtivos do estado, gerando renda e visibilidade para as associações.

"Os produtores são os protagonistas dessa plataforma, e é um passo muito importante para o Alagoas Maior. Essa é uma expansão necessária para abrigar o tamanho do Programa e a qualidade dos nossos produtos. Pretendemos possibilitar as vendas desses produtos no campo para bares, restaurantes e hotéis de todo o Estado, fazendo com que a produção que os nossos visitantes tem contato venham diretamente do Alagoano", destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

Para a cooperada Salete Almeida, da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcam), que beneficia derivados da jabuticaba, a plataforma vai transformar as vendas e alavancar ainda mais os negócios.

"A Coopcam vem a 11 anos sofrendo como as pequenas cooperativas, mas desde que entramos no programa, há 2 anos atrás, nós tivemos um desenvolvimento notável. O Alagoas Maior abriu portas para que o nosso produto fosse visto de forma mais elaborada e organizada, pra que a gente também tivesse um canal de comunicação e de venda. Essa plataforma é a novidade que vai ser muito bacana, porque o nosso produto vai chegar em lugares mais distantes", destaca Salete.

Alagoas Maior


Criado em 2019 o programa Alagoas Maior impacta diretamente cerca de 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas. Atualmente, ele atua prioritariamente em três regiões do estado - Serrana dos Quilombos, Agreste e Sertão - abrangendo cinco atividades produtivas em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde sua produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.

O objetivo do Alagoas Maior, que conta com investimento de mais de R$ 2 milhões garantidos pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), é desenvolver as atividades produtivas de Alagoas, alavancando economicamente as regiões contempladas através do fortalecimento dos Micro e Pequenos Negócios.