Turismo

Roteiro das 10 praias mais procuradas no verão

Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio, desconhecida até alguns anos atrás, entrou na lista das mais queridinhas

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 19/03/2022 11h52
Roteiro das 10 praias mais procuradas no verão
Barra Grande em Maragogi, é um dos destinos mais procurados - Foto: Costa dos Corais Convention

Marcado pelo fenômeno La Niña, a estação mais quente do ano termina neste domingo, dia 20. Nos últimos 3 meses, ainda marcado pela presença da pandemia da Covid-19, Alagoas viveu um dos melhores verões em termos de ocupação hoteleira e de números de visitantes. Todos os municípios turísticos apresentaram crescimento e as praias, novamente, foram as queridinhas dos turistas. De todo o universo das inúmeras praias alagoanas, as mais famosas; Carro Quebrado, Toque, Patacho, Barra Grande, Francês e Gunga, continuam liderando as buscas e os comentários positivos nas principais plataformas de viagem. Outras como Boqueirão, Ponta de Mangue, Jacarecica do Sul e Duas Barras entraram na lista das praias mais procuradas.

Litoral Norte


Nesta primeira reportagem vamos apresentar as cinco praias mais badaladas do Litoral Norte e mais uma, que também está entrando na lista. Na próxima semana vamos mostrar as cinco mais procuradas do Litoral Sul.

Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio, desconhecida até alguns anos atrás, entrou na lista das mais queridinhas. É um lugar diferente de muitas outras praias alagoanas, porque ainda preserva um pouco de sua essência selvagem. É uma praia longa, onde as falésias coloridas são o ponto alto do passeio, com paredões de arenito e argila com mais de 50 metros de altura, que criam sedimentos coloridos que tornam o cenário simplesmente fantástico. Por outro lado, toda a extensão da praia é cercada de muitos coqueirais, além da areia bem branquinha, tenho sido nomeada como uma das praias desertas mais bonitas do país.

A praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, continua sendo a mais premiada do Litoral Norte e a mais procurada da Rota Ecológica. Em 2009 foi eleita como a terceira mais bonita do Brasil pelo jornal inglês “The Guardian”. Em 2015 foi escolhida pelo especialista em turismo e viagens Ricardo Freire como a mais bela do Nordeste. Já em 2019 foi indicada como um dos dez melhores destinos para se conhecer no Brasil por 10 personalidades do Grupo Globo.

Em 2020 ganhou o Traveller’s Choice como a melhor praia pelo TripAdvisor e em 2021 voltou a ganhar destaque, sempre no TripAdvisor, como os 10 melhores destinos de praia do Nordeste. A praia do Toque é diferenciada, porque possui as piscinas naturais mais belas da Rota Ecológica, é reduto de pousadas de charme e escolhida por pessoas famosas para férias de fim ano.

Praia de Carro Quebrado tem falésias que chamam a atenção (Foto: Divulgação)



Patacho é única que possui o Selo Bandeira Azul


A única a conquistar o famoso Selo Bandeira Azul, a praia do Patacho, em Porto de Pedras, é realmente bela. Presença constante em listas que elegem as melhores praias brasileiras,

Patacho faz jus à fama. Tem areia clara, mar azul esverdeado, um vistoso coqueiral que literalmente se debruça sobre a faixa de areia e uma sequência de piscinas naturais que se formam na maré baixa. Não há barracas e bares no Patacho. Restaurantes? Somente nas transadas pousadas, e é necessário reservar. Atenção, o preço é salgado, em todos os sentidos.

Em Japaratinga, a praia de Barreiras do Boqueirão, com bares e restaurantes, apresenta uma paisagem invejável e um mar belíssimo. O paradisíaco lugar é um dos principais pontos turísticos de Alagoas e chama a atenção de turistas do mundo inteiro.

Com águas cristalinas esverdeadas, o mar de Barreiras do Boqueirão encanta os turistas e moradores do pacato povoado. Imensos coqueirais e com as altas e famosas barreiras, o lugar é um dos preferidos para quem quer curtir um visual esplêndido. Duas atrações existem: as bicas do Boqueirão e a Reserva Natural da Bica.

Meio deserta


Uma das praias mais desertas de Maragogi, a 5 km do centro da cidade, Barra Grande tem um mar encantador e piscinas naturais entre as mais belas da região. A principal atração, no entanto, que virou preocupação no verão pelo elevado número de visitantes, é um fenômeno que surge somente na maré baixa, que forma um “caminho” de areia no mar. O já famoso caminho de Moisés fornece imagens encantadoras. Quem quiser passar o dia descansando e aproveitando o mar, a praia é perfeita, sobretudo para crianças, pois praticamente não tem ondas.

E Ponta de Mangue, também em Maragogi, que entra na lista como um “Mais”, porque é realmente linda. A praia faz muito sucesso pelas águas verdes e mornas, principalmente no período do verão. Apesar de o nome sugerir que a água desta praia pode ser turva, basta conhecê-la no período certo para ver que suas águas podem se assemelhar - e muito - às de praias do Caribe.

O lugar tem muitos coqueiros que dão boa sombra e arrecifes que ficam aparentes no período de maré baixa. Essa praia tem águas calmas, que são ideais para famílias que viajam com crianças pequenas.