Turismo
MTur divulga destinos turísticos inteligentes em live promovida pela Smart Tour
niciativa pioneira desenvolvida pela Pasta foi tema de conversa com startup especializada em inovação no turismo
Iniciando uma série de bate-papos promovidos pela startup Smart Tour Brasil, o Ministério do Turismo participou, na sexta-feira (11), da live “Inovação no Turismo”. Sob o tema “Implantação de Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil”, a diretora de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo, Nicole Facuri, deu detalhes sobre o projeto que está sendo desenvolvido pela Pasta em 10 cidades brasileiras. O objetivo da iniciativa é apresentar de forma descomplicada o assunto, relevante no cenário de inovação aplicada ao turismo.
“Quando a gente fala de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), a gente está falando de uma metodologia e de um plano de transformação, o qual trabalharemos nas dez cidades selecionadas inicialmente. Elas terão que aplicar pelo menos 80% do seu plano, e aí entra a importância do trade junto nesse processo. Somente com uma governança muito bem estruturada conseguiremos entender o papel de cada um”, disse Nicole Facuri durante a live.
Com foco na inovação, o Ministério do Turismo lançou em 2021 o projeto-piloto Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), que busca tornar cidades em destinos mais competitivos, inovadores, sustentáveis, acessíveis e seguros. A iniciativa do Ministério do Turismo visa disponibilizar para todo o país uma metodologia que possa ser utilizada pelos municípios brasileiros fomentando o desenvolvimento de DTIs e colocando o país num melhor posicionamento competitivo.
Outra ação muito relevante, paralela e complementar, foi a criação da Câmara de Turismo 4.0. A iniciativa é fruto de um acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e se reúne periodicamente para discutir e auxiliar na implementação de políticas públicas para o desenvolvimento de ações que buscam fornecer soluções tecnológicas e a transformação de cidades em destinos turísticos inteligentes.
Para a mediadora da live e CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho, a implantação de uma Câmera 4.0 no país aprimora toda uma cadeia que trabalha com o turismo no país. “Isso significa mais dinheiro e mais investimentos em uma estrutura que é própria da cidade. Uma cidade boa para o visitante, é boa para o morador, até porque a infraestrutura quem usufrui é o morador. Através desse projeto, será possível fazer uma melhoria nessas cidades”, destacou.
Esta é apenas a primeira de uma série de lives semanais que serão transmitidas no perfil do Instagram da startup a partir do mês de março sobre as inovações tecnológicas no setor. A iniciativa busca dar visibilidade às iniciativas já existentes no país e inspirar novas ações de transformação do setor.
SMART TOUR
É uma startup de tecnologia de ponta voltada para a gestão pública do turismo, com soluções inovadoras. Em 2019, as iniciativas da Smart Tour na categoria ‘Tecnologia e Turismo’ fizeram da empresa uma das vencedoras da 2ª edição do Prêmio Nacional do Turismo, organizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT).
Já em 2020, a empresa catarinense foi uma das finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo e o Wakalua, que reconheceu soluções voltadas à retomada do setor. E, no ano passado, foi escolhida para representar startups de turismo na Câmara de Turismo 4.0.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas