Estudantes da Escola Municipal Silvestre Péricles, a primeira das 15 unidades de ensino contempladas pelo projeto Turismo do Saber deste ano, participaram, nessa quarta-feira (21), de uma visita guiada aos pontos turísticos da cidade. O passeio, que busca proporcionar às crianças uma aula prática sobre aspectos culturais e históricos de Maceió, faz parte da programação de atividades do projeto.
Desenvolvido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), o Turismo do Saber está em sua terceira edição, que deve contemplar 750 alunos da rede pública municipal, além de 250 jovens atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e 150 profissionais que atuam na linha de frente do setor.
Os alunos do 5º ano da unidade de ensino localizada no Pontal da Barra começaram o roteiro com passeio no Veículo leve Sobre Trilhos (VLT) no Centro, de onde seguiram para um circuito cultural no Jaraguá. No bairro histórico, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer museus, igrejas, praças, esculturas e prédios antigos, símbolos que contam história da cidade e representam a riqueza cultural presente na capital alagoana.
[caption id="attachment_72132" align="aligncenter" width="450"] Passeio de VLT até o Jaraguá está incluso no roteiro do projeto este ano (Foto: Marcos Aurélio dos Santos/CBTU)[/caption]
Acompanhadas pela equipe da Semtur, professores e guias profissionais da Luck Receptivos – empresa parceira do projeto desde a primeira edição – as crianças também fizeram um ‘city tour’ pela orla marítima da cidade até o balneário do Sesc Guaxuma, onde lancharam e participaram de atividades recreativas. Ao fim da ação, cada estudante foi convidado a elaborar uma frase com o tema Turismo em Maceió, com a qual concorrerá a prêmios em um concurso com participação das demais escolas contempladas.
Apesar de estudar em uma escola inserida em um dos principais polos turísticos da capital alagoana, o Pontal da Barra, muitos alunos presentes não conheciam fatos históricos e culturais da cidade. É o caso do aluno Cauê Francisco Medeiros Aquino, que confessou nunca ter tido a oportunidade de visitar um museu.
“Estou achando muito legal esse projeto, porque eu não sabia nada sobre turismo e, com a palestra e o passeio, aprendi muita coisa. O que mais gostei foi a visita ao museu [Museu da Imagem e do Som de Alagoas – MISA], onde aprendi sobre muitas pinturas interessantes e um pouco da história de Maceió. Nunca tinha entrado em um museu e isso me deixou muito feliz”, comemorou.
[caption id="attachment_72131" align="aligncenter" width="450"] Alunos participam de visita guiada aos museus, prédios históricos, praças e esculturas de Jaraguá (Foto: Ascom Semtur)[/caption]
De acordo com a professora da Silvestre Péricles, Roseane Medeiros de Almeida, embora os estudantes tenham contato com muitas manifestações culturais no entorno da escola, o projeto amplia a visão sobre o potencial turístico de Maceió e a diversidade de experiências na cidade. “O Turismo do Saber desperta o sentimento de pertencimento dos alunos para com o lugar onde vivem e o interesse pelos atrativos turísticos. Eles se vêem inseridos em um centro turístico a partir de um contexto maior, que envolve o conhecimento de aspectos históricos e culturais da capital”, avaliou a educadora.
Para a coordenadora do projeto, Ana Cecília Corado, “o Turismo do Saber nasceu com o objetivo de difundir as oportunidades econômicas do setor e sua importância para a cidade, ao mesmo tempo em que funciona como uma ferramenta de aproximação dos estudantes com a história e a cultura local”. Segundo a técnica da Semtur, o segmento tem capacidade para oferecer diversas oportunidades profissionais para os alunos no futuro.
Além da Semtur, Semas e Luck Receptivo, apoiam o projeto a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Senac, Sesc, Restaurante Massagueirinha, Parque Shopping Maceió, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e Associação Comercial de Maceió.