Tecnologia

7 de dezembro de 2021 12:41

WhatsApp agora permite ativar conversas autodestrutivas por padrão

O recurso funciona exatamente como as mensagens temporárias tradicionais, mas com ativação padrão em chats novos

↑ Foto: Divulgação Internet

O WhatsApp agora permite ativar automaticamente as mensagens autodestrutivas em todas as novas conversas diretas. Após meses de desenvolvimento, a configuração padrão focada em privacidade finalmente começa a ser liberada para todos os usuários nesta segunda-feira (6).

O recurso funciona exatamente como as mensagens temporárias tradicionais, mas com ativação padrão em chats novos. Quando ativada, sempre que o usuário abre um chat com alguém, os envios dessa mensagem se autodestroem em 24 horas, sete dias ou 90 dias, independentemente de o destinatário ter lido ou não.

A configuração padrão poupa o usuário de colocar limites para cada chat (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Se um papo acontece com mensagens temporárias, ambos os participantes da conversa ficam cientes. Ao topo do chat, uma etiqueta informa os participantes que o papo será excluído após o tempo escolhido.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Essa função é importantíssima para quem preza pela privacidade e não quer que uma conversa escape para outras pessoas, mas o recurso não é tão útil quanto chats privados mais robustos. O WhatsApp não detecta capturas de tela e os envios podem ser encaminhados para outros chats sem qualquer restrição ou notificação.

Como ativar a conversa autodestrutiva do WhatsApp

Segundo o WhatsApp, os chates autodestrutivos por padrão podem ser habilitados em Configurações > Conta > Privacidade > “Duração Padrão”. Vale ressaltar que conversas iniciadas antes de habilitar a função não serão afetadas por ela. Além disso, dá para desativar a autodestruição em qualquer chat direto a partir da seção “Informações de contato”.

Para grupos, o recurso chega como uma opção adicional no menu de criação. A proposta é semelhante: tudo ali será temporário até que o administrador mude essa condição manualmente.

De acordo com uma página de suporte do WhatsApp, o recurso está disponível no app para iOS e Android — somente o app desktop ficou de fora. Provavelmente, o recurso deve ser distribuído aos poucos, então fique ligado nas atualizações disponibilizadas na Play Store e App Store para experimentar a novidade assim que possível.

Fonte: Canaltech

Comentários

MAIS NO TH