Tecnologia

28 de abril de 2021 11:06

Estudantes da Ufal são convidados a participar de pesquisa que envolve jogos digitais

Para participar, basta responder um breve questionário on-line

↑ (Foto: Cortesia)

Uma pesquisa de pós-doutorado coordenada pelo professor Fernando Pimentel, do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas, deve favorecer a reflexão sobre as práticas de ensino e aprendizagem no que se refere aos jogos digitais. Para colaborar com a pesquisa, os estudantes da graduação estão sendo convidados a responder um breve questionário on-line.

Para participar, basta responder ao documento clicando aqui. O estudo deve discutir as possibilidades de aprendizagem por meio dos jogos digitais, compreendendo que estes artefatos estão presentes na vida de parte dos universitários. A ideia é analisar quais estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem são potencializadas por meio dos jogos digitais em contexto de estudantes universitários [graduação].

Segundo o professor Fernando Pimentel, há um intercâmbio de metodologia de pesquisa, com uma relação institucional que favorece a Ufal, a UFSC e a Universidade de Aveiro. “A pesquisa discute as possibilidades de aprendizagem por meio dos jogos digitais, compreendendo que estes artefatos estão presentes na vida de parte dos universitários”, explicou.

A pesquisa, inédita e intitulada Estratégias de Aprendizagem com Jogos Digitais no Contexto Universitário, está sendo feita na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade de Aveiro, Portugal, duas universidades referência em estudos e pesquisa sobre tecnologias. Além das professoras Daniela Karine Ramos (UFSC) e Margarida Marques (Universidade de Aveiro).

Mais informações pelo e-mail: [email protected]cedu.ufal.br

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH