Tecnologia

20 de abril de 2021 15:14

Facebook vai ganhar podcasts e publicações em áudio

Podcasts, salas de áudio ao vivo e Soundbites: veja recursos de voz anunciados pelo Facebook na segunda-feira (19)

↑ Facebook permitirá ouvir podcasts na plataforma; veja os novos recursos de áudio anunciados pela rede social (Foto: Luciana Maline / TechTudo)

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (19) novos recursos de áudio para a rede social. Nos próximos meses, usuários do Facebook poderão ouvir podcasts e interagir com amigos e familiares com publicações em formato de áudio na plataforma.

A novidade também traz uma função parecida com o Clubhouse, app de chats de voz que ficou bastante popular no início deste ano. O novo recurso vai permitir que criadores de conteúdo e membros de grupos do Facebook criem salas de áudio ao vivo para discutir sobre assuntos de interesse. A previsão é de que os novos recursos estejam disponíveis para todos os usuários do Facebook no segundo trimestre de 2021.

As novas funções de áudio do Facebook também devem se estender para o Messenger, como a opção de criar salas de voz. A empresa de Mark Zuckerberg também introduzirá novas ferramentas para a edição de arquivos em formato de áudio, com o propósito de tornar o processo de criação mais “intuitivo e divertido”. Segundo a companhia, os novos recursos serão como ter um “estúdio de som no bolso”.

O Facebook também estreia os “Soundbites”, que são trechos curtos dos áudios originais, contendo os momentos mais marcantes das discussões ou pequenas reflexões, piadas e pílulas inspiracionais. Além disso, contrapondo com os “Soundbites”, o Facebook também introduz os podcasts na rede social. Segundo a companhia, será possível ouvir os conteúdos de áudio pelo aplicativo do Facebook, mesmo em segundo plano e sem a necessidade de fechar o app para procurar pelo podcast em outras plataformas digitais.

Por último, estão os “Live Audio Rooms” ou as salas de áudio ao vivo, que terão funcionamento similar ao popular app Clubhouse. Segundo a companhia, a ferramenta vai estar disponível no Facebook e no Messenger e, inicialmente, poderão ser criadas nos grupos da rede social ou por figuras públicas, que poderão organizar os chats de áudio com outras personalidades.

Segundo a companhia, as salas de áudio poderão ser salvas como podcasts ao final dos chats, permitindo que usuários ouçam o conteúdo mais tarde. O Facebook também afirma que os arquivos de áudio serão acessíveis com a opção de adicionar legendas aos conteúdos.

Fonte: TechTudo / Texto: Clara Fabro

Comentários

MAIS NO TH