Tecnologia

12 de fevereiro de 2021 15:19

Hackers invadem computador e tentam envenenar água de cidade

Falhas graves de segurança permitiram ação que quase intoxicou o suprimento de água de cidade de 15 mil habitantes com soda cáustica

↑ (Imagem: Ilustração)

O sistema de tratamento de água da cidade de Oldsmar, na Flórida (Estados Unidos) foi alvo da ação de um hacker, que conseguiu invadir os computadores da estação na última sexta-feira (5). O invasor tentou elevar os teores de hidróxido de sódio na água que seria distribuída para atender as necessidades dos 15 mil moradores da localidade, medida que teria tornado o suprimento tóxico e poderia causar danos graves à saúde dos moradores.

De acordo com informações divulgadas pelo departamento de polícia de Oldsmar na última segunda (8), o hacker invadiu o sistema duas vezes e só foi impedido de causar danos porque o operador de plantão percebeu algo fora do comum.

A ação consistiu numa invasão dos sistemas computadorizados de controle da estação de tratamento. Com acesso completo ao sistema, o hacker tentou aumentar em 100 vezes a proporção de hidróxido de sódio na mistura. A substância alcalina, popularmente conhecida como soda cáustica, é usada para controlar níveis de acidez na água.

Entretanto, em proporção 100 vezes maior do que o recomendado, o hidróxido de sódio, um composto usado em alta concentração em detergentes e produtos de limpeza, passa a ser tóxico para seres humanos. Segundo as autoridades, o operador de plantão no momento percebeu a mudança em tempo real — a ponto de ver o cursor do mouse se mexer sozinho na tela e realizar a mudança.

O funcionário aguardou o fim da intervenção do invasor para revertê-la sem que o sistema tivesse tido tempo para aplicar a nova mistura e prejudicar o suprimento de água potável da cidade. Outra contramedida de segurança está no fato de que o suprimento tratado pela usina só entra em circulação nos encanamentos da cidade mais de 24 horas depois do tratamento, fatores que acabam explicando porque nenhum morador acabou intoxicado.

Fonte: TechTudo / Texto: Filipe Garrett

Comentários

MAIS NO TH