Tecnologia

23 de outubro de 2020 14:38

Navegador Chrome testa anúncios do Google Shopping na página de nova aba

Página de nova aba do browser poderá exibir produtos com base na atividade da sua conta do Google

↑ Anúncios do Google Shopping no Chrome Canary (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

A página de nova aba do Chrome mostra uma barra de pesquisa e atalhos para sites, mas poderá ganhar mudanças. O Google estuda atualizar essa área para apresentar anúncios do Google Shopping com base na atividade de sua conta. A alteração pode ser encontrada no Canary, a versão de testes do navegador.

Os testes, destacados pelo Techdows, ainda mostram anúncios fictíctios na página de nova aba do Google Canary. Eles podem ser habilitados ao acessar chrome://flags e alterar dois itens: em “NTP Modules”, é preciso escolher a opção “Enabled” e, em “NTP Shopping Task Modules”, a opção “Enabled – Fake Data”. Após ser reiniciado, o navegador começa a destacar os anúncios.

Como uma das flags do navegador indica, a área do Google Shopping ainda depende dos dados falsos. Ao optar pela opção “Enabled” sem essa observação, os anúncios não são exibidos. Quando eles aparecem, o navegador apresenta duas cadeiras de escritório em destaque, além de sugestões de buscas por termos relacionados.

O Google Canary também oferece opções de fechar o módulo e ver mais informações sobre os anúncios. O navegador avisa que “você está vendo esse item com base na sua atividade anterior nos Serviços do Google” e explica que “você pode ver seus dados, excluí-los e mudar suas configurações em myactivity.google.com”.

Chrome testa destaques de receitas e streaming

Além de exibir anúncios do Google Shopping, o Chrome também poderá ganhar um módulo com sugestões de receitas. O navegador também aponta para testes do módulo “caleidoscópio”, que, segundo o Techdows, apresentará destaques de serviços de streaming. Os dois ainda não são exibidos, mesmo que sejam habilitados.

Enquanto testa a opção de exibir destaques, o Canary também exibe uma opção para que eles sejam desabilitados. Isso pode ser feito na página de nova aba, em Personalizar > Cartões > Ocultar cards. Como as mudanças estão sendo feitas na versão de testes do navegador do Google, é preciso destacar que não há garantias de que elas chegarão à versão oficial.

Fonte: Tecnoblog / Texto: Victor Hugo Silva

Comentários

MAIS NO TH