Tecnologia

10 de outubro de 2020 17:05

Carro autônomo ‘do Google’ e rival da Uber começa a rodar com passageiros

Empresa é a atual líder no segmento de carros sem motorista

↑ Carros automáticos da Waymo vão circular nos Estados Unidos (Imagem: Reprodução / YouTube)

A Waymo, empresa subsidiária da Alphabet Inc e parte do mesmo grupo comercial do Google, está se preparando para liberar o transporte em carros autônomos ao público. Chamado de Waymo One, o serviço já operou cerca de 1.000 viagens semanais para 1.500 clientes, sendo 0% dessas sem motorista presente. Com a proposta, o projeto deve concorrer diretamente com a Uber, que já oferece o serviço de transportes e estuda o uso de carros sem motorista no futuro.

Outrora classificada como divisão responsável pelo “carro autônomo do Google”, a Waymo vai operar em um primeiro momento na cidade de Phoenix, capital do Arizona, nos Estados Unidos. Por enquanto, ainda não há previsão de quando o serviço chegará para outros lugares.

O serviço já era oferecido em fase de testes para um pequeno grupo de usuários desde o início do ano. Apesar disso, as operações envolvendo carros com motoristas de segurança foram interrompidas devido à pandemia do novo coronavírus.

Embora esteja operando há cinco anos, a Waymo começou a expandir o número de veículos recentemente. De acordo com o CEO da empresa, John Krafcik, foram necessários dois anos para operar os três primeiros carros e outros 12 meses para chegar ao número de 100 automóveis.

No momento, a empresa é considerada a líder do segmento de transporte de passageiros em carros autônomos, algo que também é testado por rivais como o Uber e Apple. A frota da companhia é composta por minivans que podem ser usadas por vários passageiros.

Por enquanto, a ideia da Waymo é permanecer operando em Phoenix pelo menos até o fim de 2020 e, depois, expandir para outras áreas, mas ainda nos Estados Unidos.

Fonte: TechTudo / Texto: Júlia V. Kurtz

Comentários

MAIS NO TH