Tecnologia

8 de abril de 2020 15:07

Celular da chinesa Xiaomi com câmera de 144 MP pode estar a caminho

Rumores vazados indicam uma super câmera em um dos próximos lançamentos da empresa

↑ O sensor de 108 MP do Mi Note 10 foi desenvolvido em parceria com a Samsung (Foto: Divulgação / Xiaomi)

A Xiaomi poderá apresentar em breve um celular com câmera principal de 144 MP. O rumor foi divulgado pelo analista Sudhanshu Ambhore, no Twitter, que sugeriu a possibilidade de lançar a inovação nos futuros smartphones Mi CC10 Pro ou o Mi 10S Pro.

A expectativa é de que o sensor seja construído em uma parceira com a Samsung. As fabricantes já haviam juntado forças para fazer a câmera de 108 MP presente no Mi Note 10. Além disso, a empresa sul-coreana usou sensor com mesma capacidade no recém-chegado Galaxy S20 Ultra.

A suposição da parceria foi corroborada pela publicação da Samsung que anunciou um próximo sensor de imagem, sucessor do ISOCELL Bright HMX de 108 MP. No entanto, a empresa planeja lançar um câmera com resolução de 150 MP.

O fato de ser a única empresa que está trabalhando publicamente em um novo sensor aponta que a marca sul-coreana pode continuar o legado e marcar presença no conjunto fotográfico dos futuros lançamentos da Xiaomi. Até o fechamento da matéria as empresas não se pronunciaram sobre os rumores.

A gigante chinesa é pioneira em apresentar smartphones com câmeras potentes. A Xiaomi foi uma das primeiras empresas a lançar um telefone com sensor de 48 MP com a chegada do Redmi Note 7 Pro em 2019. Mesmo já detendo o posto, apresentou ao mercado no mesmo ano o Redmi Note 8 Pro, celular com 64 MP.

Quanto às especificações técnicas do novo sensor, é provável que venha com uma tecnologia de combinação de pixels para um tamanho maior. O objetivo seria ajudar a melhorar a sensibilidade à luz fraca da câmera, trazendo também cores mais vibrantes e brilhantes.

O sensor de imagem HMP de 108 MP, que é um dos maiores atualmente disponíveis, tem apenas 1/3 de polegada e meia na diagonal. Diante disso, estima-se que o próximo sensor de 144 MP tenha quase 1 polegada de tamanho, o que é comparável às câmeras point & shoot (aponte e dispare), de modo a gerar arquivo final de 16 MP.

A Xiaomi e Samsung devem ganhar concorrentes na corrida de implementação de câmeras potentes. Um relatório do portal coreano Clién afirma que a Oppo e Vivo (não confundir com operadora de mesmo nome) também pretendem apresentar celulares com o sensor, mas os smartphones tendem a chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2021.

Fonte: TechTudo / Texto: Isabele Scavassa

Comentários

MAIS NO TH