Tecnologia

2 de abril de 2020 20:27

Cursos online gratuitos ganham força no período de quarentena  

Apesar do distanciamento social, é possível encarar o isolamento como uma oportunidade para estimular novos aprendizados e até desenvolver a carreira

↑ Escola de Negócios e Seguros (ENS) oferece ampla grade de ensino online na modalidade a distância (EaD)

Que tal poder estudar sem sair de casa e a qualquer hora? Apesar do distanciamento social diante da restrição de circulação por conta da pandemia de novo coronavírus no mundo, é possível encarar a quarentena como uma boa oportunidade para estimular novos aprendizados e até adotar rumos diferenciados na carreira profissional.

A nova realidade apresenta uma rotina muito diferente para todos os profissionais, sobretudo no que diz respeito ao home office compulsório, que os impede de exercer atividades como de costume. Por este motivo, a propagação do Covid-19 acelerou a busca por cursos online entre os brasileiros, que permitem ao aluno se manterem produtivos atualizando conhecimentos por meios remotos.

Consciente do novo cenário imposto pela pandemia, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) oferece uma ampla grade de ensino online na modalidade a distância (EaD), incluindo opções de cursos gratuitos e com descontos de até 30%.

O agente administrativo, Carlos Henrique Pontes, não perdeu tempo e durante o período de quarentena está aproveitando para dar um ‘upgrade’ no desenvolvimento da sua carreira. Para ele, a iniciativa da Escola de Negócios e Seguros é uma forma de manter a rotina de estudos sem sair de casa, e principalmente, mostrar que a instituição educacional se preocupa com o social.

“Inscrevi-me no curso Relações de Consumo e pretendo começar ainda essa semana”, frisou. “O curso é de curta duração e a praticidade me chamou atenção, porque o aluno faz seu o horário, por ser EAD (Ensino a Distância)”, ressaltou.

Para garantir uma parceria de sucesso, a orientação da ENS é que o aluno mantenha a autodisciplina e o comprometimento. Ao final do curso o aluno receberá um Certificado de Participação obtendo uma média de aproveitamento maior ou igual a 70%.

Na visão do aluno Carlos Pontes, a educação empreendedora será o grande agente transformador do futuro do Brasil. “Neste cenário especialmente delicado, aprender de casa é a maneira mais indicada e mais eficiente para estimular a mente, ampliar o conhecimento e aumentar suas chances de sucesso no mercado”, disse.

“Os horários do curso são flexíveis e o que é melhor gratuito. São duas semanas de estudo, com duração de 5 horas, com limite de um mês para término. Garante uma economia de tempo e de dinheiro em deslocamentos. É uma saída para estudar em casa durante o isolamento”, destacou.

Juliana Lacerda, que é mãe, esposa e graduada em recursos humanos, reforça a importância de se aprimorar na carreira. Ela contou que o isolamento acabou dobrando seu papel no lar, mas também optou por se qualificar. “Foi ótimo o conteúdo, escolhi o curso de Liderança de Pessoas, curta duração, em dois dias concluí. Apesar dessa quarentena o trabalho de casa dobrar, tem sempre que estudar, reservar um tempo para se aperfeiçoar”, declarou.

CENTRO DE EXCELÊNCIA

Com quase 50 anos de atividades, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) é reconhecida como centro de excelência na formação e qualificação de mão de obra. Os programas online oferecem o que há de mais avançado nas áreas de Seguros, Negócios, Gestão de Pessoas, Marketing e Recursos Humanos, entre outras. Dos cursos de nível técnico até MBAs, a instituição vem investindo continuamente em seus programas de formação e capacitação online, que agora ganham importância cada vez maior no mercado.

Mario Pinto, diretor de ensino superior da Escola de Negócios e Seguros (ENS), explica sobre EAD:

Já há algum tempo, a ENS oferece oito programas gratuitos via Escola Virtual. São eles: Relações de Consumo, Iniciação em Seguros, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Liderança de Pessoas, Procedimentos Operacionais para Corretoras de Seguros, Regulação de Sinistros para Corretores de Seguros, Responsabilidade Social Empresarial como Vantagem Competitiva e Gestão de Mudanças (também em espanhol). Os dois últimos são extensões e os demais, cursos técnicos.

30% de desconto em diversos cursos online até o final de abril

Devido à situação de crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19, a ENS decidiu conceder 30% de desconto em diversos cursos online até o final de abril. A ação tem como intuito ajudar as pessoas que estão em home office ou que tiveram que interromper ou adiar os estudos para que possam continuar se desenvolvendo profissionalmente.

A ação engloba 14 cursos técnicos e oito de extensão. Os cursos técnicos abordam temas como Direito do Seguro, Estratégias de Comercialização, Matemática Financeira, Negociação, Seguros de Riscos de engenharia, entre outros. Já os cursos de extensão tratam de assuntos como Comportamento do Consumidor, Gestão de Pessoas e Equipes, Gestão de Seguros Patrimoniais e Marketing de Serviços.

ADAPTAÇÃO

Outra ação emergencial adotada pela ENS em virtude da pandemia de coronavírus foi a adaptação de diversos cursos presenciais para a modalidade online. Com essa medida, a Instituição garantiu aos alunos a continuidade dos estudos, principalmente em programas de longa duração, como graduações, pós-graduações e MBAs.

De acordo com o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, a aceitação foi total. “Os alunos temiam a interrupção dos estudos ou a impossibilidade de iniciar um curso para o qual já haviam se programado. Fizemos uma grande força-tarefa para garantir que não houvesse qualquer perda para eles”, comenta.

Essa foi, segundo Godoy, uma rápida e valiosa resposta da Instituição em um momento crítico. “Conseguimos migrar para o ambiente virtual todo o conteúdo presencial de cursos robustos. Isso só foi possível porque temos especialistas e professores altamente qualificados, e uma Escola Virtual no estado da arte, equipada com o que há de mais moderno em tecnologia educacional e, portanto, pronta para absorver qualquer demanda extraordinária”, finaliza Godoy.

Os interessados em participar dos programas online da ENS devem acessar o site ens.edu.br, onde estão disponíveis mais detalhes dos cursos e inscrições.

Inovação

Ensino a distância de mãos dadas com o futuro

 

Em breve, a ENS lançará também o primeiro Room of the Future (Sala do Futuro) da América Latina. Trata-se de um ambiente equipado com telas, microfones e um sistema de transmissão de última geração. As aulas poderão ser realizadas presencialmente e com participações virtuais simultaneamente. A tecnologia permite que as interações sejam feitas da forma mais natural possível: sem interrupções de transmissão ou atrasos nas respostas. Um projeto inovador e extremamente importante para o momento.

A sustentabilidade da escola está baseada em quatro pilares: aprimoramento do atual modelo; expansão e massificação da oferta de cursos a distância, que é o futuro; oferta de consultorias e serviços e desenvolvimento de parcerias estratégicas.

Anualmente, a ENS treina cerca de 17 mil pessoas e habilita cerca de 3,5 mil corretores de seguros. “Estamos falando de duas indústrias: a de seguros e a educacional. Este último tem um ciclo de conhecimento reduzido, mas mercados agressivos precisam de profissionais mais bem preparados”, avaliou Godoy.

“O momento é de união. A Escola de Negócios e Seguros também se preocupa com alunos que estejam passando por eventuais dificuldades. Neste período, aqueles alunos que necessitarem, devem entrar em contato com nossos canais de atendimento, que avaliarão a situação individualmente”, avisou.

O aluno pode fazer solicitações, acessando o Portal do Aluno. Após login, clicar no seu nome no menu à esquerda, e em “Protocolo”. Para abrir um chamado, basta clicar em “Solicitar serviço”.

No entanto, se as dúvidas ou solicitações não resolvidas via requerimento no Portal do Aluno persistir, outros canais de atendimento continuam funcionando de maneira remota:

  • Fale Conosco: [email protected] ou pelo chat no site da ENS;
  • Secretaria – Ensino Técnico: 3003-3949 (ligação local);
  • Secretaria – Ensino Superior/SP: (11) 2739-1080 / 1088 / 1061 / 1062;
  • Secretaria – Ensino Superior/RJ: (21) 3380-1046 / 1535 / 1624;
  • Secretaria – Escola Virtual: [email protected]

 

SOBRE A ENS

Fundada em 1971 pelos principais atores do setor de seguros brasileiro, a Escola Nacional de Seguros tem a missão de difundir o ensino, a pesquisa e o conhecimento em seguros. A instituição atende às necessidades dos profissionais brasileiros através da educação continuada, ajudando-os a enfrentar um mercado com forte competitividade.

Com sede no Rio de Janeiro, conta com outras nove unidades regionais para manter o elevado padrão de qualidade de ensino e ratificar sua condição da maior e melhor Escola de Seguros do Brasil.

Fonte: Tribuna Hoje / Texto: Ana Paula Omena

Comentários

MAIS NO TH