Tecnologia

5 de dezembro de 2019 17:11

WhatsApp from Facebook? Aplicativo ‘muda nome’ e confunde usuários

Rede social reforça marca no mensageiro

↑ (Foto: Rubens Achilles / TechTudo)

A mensagem “From Facebook” começou a aparecer no WhatsApp nas últimas atualizações do app a partir de novembro. A mudança aconteceu com o lançamento da nova marca do Facebook, que busca deixar claro para o usuário quais produtos a empresa possui adicionando “do Facebook” aos aplicativos da empresa.

O Facebook comprou o WhatsApp em 2014 e o Instagram em 2012, e agora exibe a marca em ambos os aplicativos de acordo com a nova política de empresa. O significado de “from”, em tradução do inglês, é “do”, e indica a origem de algo. Nesse caso, “WhatsApp from Facebook” significa literalmente “WhatsApp do Facebook”. A mudança confundiu usuários com a palavra estrangeira, segundo comentários no Twitter. O Google Trends, serviço de monitoramento de buscas do Google, registrou aumento repentino de pesquisas como “from tradução” e “WhatsApp comprou Facebook?” na última semana.

Por que aparece “From Facebook” no WhatsApp?

A nova marca do Facebook foi elaborada para distinguir a rede social da empresa em si, que é dona de diversos serviços – e, entre eles, do WhatsApp e do Instagram. Em comunicado à imprensa, a companhia de Mark Zuckerberg defendeu a adoção de letras maiúsculas e espaçadas para “claridade”.

Desde agosto “do Facebook” aparecia no nome dos apps na Apple Store e Play Store, mas só agora a mudança ficou em destaque dentro dos aplicativos tanto para iPhone (iOS) quanto para celulares Android.

No Instagram, por exemplo, o crédito aparece apenas na página de configurações do app. A previsão é que a marca seja atualizada para versão colorida em caixa alta em breve. O Facebook espera adicionar a nova logo nas próximas semanas, segundo anúncio em novembro.

O aviso “From Facebook” no WhatsApp aparece na tela inicial do mensageiro, e na página de ajustes de conta. A versão beta do mensageiro exibia a marca desde início de novembro, com a atualização de número 2.19.331.

Vale lembrar que o WhatsApp é do Facebook desde 2014. A empresa comprou o aplicativo de mensagens por US$ 16 bilhões. Já o Instagram foi obtido pela companhia em 2012 por US$ 1 bilhão.

Aumento de buscas

A mudança não passou despercebida pelos usuários: buscas no Google por “WhatsApp from Facebook” sofreram aumento repentino de interesse na última semana. Entre os termos relacionados estão “Facebook comprou WhatsApp?” e “O que quer dizer ‘From Facebook’ no WhatsApp?”.

A palavra estrangeira deixou os usuários confusos, que também fizeram perguntas como “tradução from” e “definição from” no Google.

Confusão nas redes

No Twitter, alguns usuários ficaram confusos com a mudança, enquanto outros indicavam não saber que o WhatsApp é do Facebook há mais de cinco anos.

Fonte: TechTudo / Texto: Beatriz Cardoso

Comentários

MAIS NO TH