Tecnologia

3 de dezembro de 2019 18:00

Em 2019, brasileiros recebem 45,6 ligações de telemarketing ou golpe por mês

Problema das ligações de spam está piorando no mundo; volume de chamadas envolvendo fraudes disparou no Brasil

↑ (Foto: Ilustração)

O problema das ligações de spam está piorando no mundo, inclusive no Brasil: nós recebemos, em média, 45,6 chamadas de telemarketing ou de golpe por mês, em média, ao longo de 2019. O estudo da Truecaller nota que o volume de telefonemas envolvendo fraudes disparou este ano. Também somos um dos países que mais recebe spam por SMS, cerca de 87 mensagens todo mês.

O Brasil é o país que recebe mais ligações de spam no mundo, segundo a Truecaller. O país superou a Índia em 2018, quando recebemos 37,5 chamadas de telemarketing por mês; e se manteve no primeiro lugar em 2019, com 45,6 chamadas em média.

Uma tendência alarmante é que o número de ligações de golpe disparou: elas correspondiam a 1% do total no ano passado, e agora compõem 26%. A Truecaller cita como exemplo a chamada de sequestro falso, na qual alguém finge que sequestrou alguém de sua família e exige que você envie o resgate via transferência bancária.

As operadoras de telefonia e TV paga correspondem ao maior volume de ligações de spam no Brasil: eram 33% do total no ano passado, e são 48% este ano. Elas tentam vender planos mais caros a todo momento, seja enquanto você está no trabalho ou tarde da noite.

O problema se tornou tão grave que a Anatel obrigou as operadoras a criarem um cadastro de bloqueio de telemarketing. O serviço Não Me Perturbe foi lançado em julho e promete barrar ligações da Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

E quanto ao telemarketing de outras empresas, como bancos e imobiliárias? Neste caso, é necessário recorrer a um cadastro local, geralmente oferecido pelo Procon. Isso foi lançado recentemente na cidade do Rio de Janeiro e está disponível em estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás.
Brasileiros recebem 87 mensagens SMS de spam por mês

Pela primeira vez, a Truecaller também informa o volume de spam via SMS no mundo. Os três principais mercados afetados estão no continente africano; o Brasil aparece em quarto lugar com 87 mensagens indesejadas a cada mês.

Em 2019, o aplicativo da Truecaller para iPhone e Android bloqueou e identificou 26 bilhões de ligações de spam, aumento de 18% em relação ao ano passado. Quanto a SMS, foram 8,6 bilhões de mensagens de spam em todo o mundo.

O estudo utiliza dados agregados anonimamente a partir de chamadas e SMS que foram marcados como spam pelos usuários, ou que foram sinalizados automaticamente pela Truecaller, entre 1º de janeiro e 30 de outubro de 2019.

20 principais países afetados por ligações de spam em 2019

foto 1

20 principais países afetados por SMS de spam em 2019

foto 2

Fonte: Tecnoblog / Texto: Felipe Ventura

Comentários

MAIS NO TH