Tecnologia

19 de novembro de 2019 15:42

Nova Carteira Digital de Trânsito avisa sobre recall de veículos e vencimento da CNH

Além da CNH Digital e CRLV, nova CDT traz interface renovada e mais alertas

↑ Nova Carteira Digital de Trânsito (Foto: Divulgação)

Pegando carona no Salão Duas Rodas, o Ministério de Infraestrutura iniciou a semana com o anúncio da nova versão da Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo para Android e iPhone que concentra as funções de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Gratuito e desenvolvido pelo Serpro, o aplicativo é uma espécie de evolução da CNH Digital. A novidade traz modificações na interface e, além de dar acesso aos documentos do motorista e do veículo (CNH e CRLV, respectivamente), disponibiliza serviços complementares.

O aplicativo pode enviar ao condutor, por exemplo, aviso de vencimento da CNH e, como destaque desta atualização, notificações de recall do veículo com orientações sobre o problema (como os riscos se o reparo não for efetuado e formas de contato com o fabricante) e as providências que devem ser tomadas para resolução.

Marcello Costa, Secretário Nacional de Transportes Terrestres, destaca que essa é a terceira evolução do aplicativo. A primeira foi o lançamento do app, em outubro de 2017; a segunda, ocorrida em agosto de 2018, foi a inclusão do CRLV à ferramenta.

Está prevista para 2020 a possibilidade de pagamentos de multas diretamente na CDT. O aplicativo já fornece informações sobre infrações e, quando possibilitar o pagamento delas, poderá oferecer descontos de até 40%.

Vale lembrar que as versões digitais da CNH e do CRLV funcionam mesmo sem acesso à internet e têm o mesmo valor legal de suas versões em papel.

Para quem já tem a Carteira Digital de Trânsito, basta aguardar pela atualização automática do aplicativo. Para quem não tem, é possível encontrar orientações para a obtenção da CDT no site do Serpro.

Fonte: Tecnoblog

Comentários

MAIS NO TH