Tecnologia

14 de novembro de 2019 17:45

Google Maps anuncia novo recurso de tradução para ajudar em viagens

Função traduz nomes de locais e endereços escritos em outros idiomas

↑ Google Maps terá tradutor integrado para viagens ao exterior (Foto: Carolina Ochsendorf / TechTudo)

O Google anunciou, na quarta-feira (13), uma nova ferramenta de tradução integrada ao Maps no celular. Ao visitar outros países, o usuário poderá traduzir nomes de pontos turísticos, restaurantes e outros estabelecimentos sem precisar abrir o Google Tradutor.

A integração entre os serviços também permitirá ouvir endereços ditos em voz alta pelo telefone, mesmo que o nome da rua esteja escrito originalmente em japonês, por exemplo. O novo recurso será lançado ainda em novembro no aplicativo de mapas para Android e iPhone (iOS).

O recurso será disponibilizado em um novo botão de alto-falante ao lado do nome ou do endereço de um local pesquisado no Google Maps. Segundo o Google, o usuário poderá também acessar o app dedicado do Tradutor mais facilmente caso necessite prolongar a conversa.

A tecnologia de conversão de texto em fala detecta automaticamente o idioma em que o celular do usuário está configurado e compara com a língua do local visitado. Se o aplicativo identificar que há necessidade de traduzir, o botão aparece automaticamente para oferecer uma tradução em tempo real.

A novidade se junta a outras mudanças que chegaram recentemente ao Maps também relacionadas a traduções. Há pouco tempo, o app começou a disponibilizar em português as avaliações feitas por consumidores de qualquer lugar do mundo, independentemente do idioma original. O recurso facilita a busca por locais recomendados sem depender apenas da opinião de brasileiros.

Fonte: TechTudo / Texto: Paulo Alves

Comentários

MAIS NO TH