Tecnologia

12 de novembro de 2019 16:17

Facebook liga a câmera do iPhone secretamente enquanto você usa o aplicativo

Comportamento foi flagrado em vídeo por usuário e postado nas redes sociais

↑ Facebook para iPhone pode estar bisbilhotando usuário pela câmera (Foto: Nicolly Vimercate / TechTudo)

Um bug no aplicativo do Facebook para iOS sugere que a rede social pode estar espionando usuários pela câmera do iPhone. Um vídeo que circulou nas redes no último domingo (10) mostra que a câmera do celular é ativada secretamente em segundo plano enquanto a pessoa usa o app e navega pelo feed.

O comportamento foi confirmado em testes conduzidos pela nossa redação em um iPhone 7, assim como por diversos veículos especializados. O problema está em evidência no sistema da Apple somente a partir do iOS 13.2.2, liberado na última quinta-feira (7). O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Facebook, que disse estar verificando o caso internamente.

Ainda não se sabe se a câmera abre por conta de uma falha no iOS ou se o aplicativo da rede social sempre acessou as imagens capturadas pelo celular e só agora foi descoberto. Testes conduzidos pelo portal The Next Web indicam que pode se tratar da segunda opção: segundo o site, o Facebook estaria ativamente solicitando permissão ao sistema operacional para utilizar a câmera do smartphone em segundo plano.

No vídeo que surgiu nas redes sociais, o usuário Joshua Maddux mostra que é necessário executar algumas ações específicas para reproduzir o bug. Primeiro, ele rola o feed e acessa uma página na rede social. Depois, abre a foto de perfil da fanpage e desliza a imagem ligeiramente para baixo. A partir daí, o plano de fundo do aplicativo, que deveria mostrar apenas o feed, exibe a imagem ao vivo da câmera do iPhone no lado esquerdo da tela.

Como se proteger

Usuários podem se proteger acessando as configurações de privacidade na seção “Ajustes” e revogando a permissão de câmera ao Facebook. O bug não pode ser reproduzido em versões mais antigas do sistema da Apple, como o iOS 12 ou o iOS 13.1.3. O TechTudo também não conseguiu verificar o problema em um Galaxy S8 rodando Android 9 (Pie), e não há indícios de que ele ocorra no Android 10 ou em outras versões do sistema operacional do Google.

Fonte: TechTudo / Texto: Paulo Alves

Comentários

MAIS NO TH