Tecnologia

22 de setembro de 2019 14:22

Carregador mais potente reduziu drasticamente o tempo na tomada

Donos de iPhone precisavam esperar três horas para terem suas baterias recarregadas

Por anos a Apple tem insistido em equipar seus caríssimos smartphones com carregadores pífios de 5 watts, que faziam com que os donos de iPhone precisarem esperar três horas para terem suas baterias recarregadas.

Com a introdução da tecnologia de carregamento rápido aos modelos, donos dos portáteis da maçã finalmente ganharam a possibilidade de carregar seus iPhones em muito menos tempo, porém, para isso era necessário a compra de acessórios à parte (um cabo USB-C para Lightning e um carregador USB-C) – e, para variar, eles custam uma fortuna.

Esse ano a gigante de Cupertino finalmente acordou para a realidade e decidiu, pela primeira vez na história do iPhone, equipar os modelos (alguns, apenas o 11 Pro e 11 Pro Max, o 11 ficou de fora) com um carregador de 18 watts.

Além de trazer uma potência de mais do dobro das versões que vinham na caixa ano passado, o acessório também parece ter ficado bem maior; mas a pergunta que não quer calar é: será que realmente faz tanta diferença? Os primeiros testes indicam que sim.

O pessoal do PhoneArena colocou as mãos em um iPhone 11 Pro e compartilhou as seguintes estatísticas enquanto o aparelho estava na tomada:

Tempo Carga
15 minutos 28%
30 minutos 55%
45 minutos 74%
1 hora 85%
1 hora e 15 minutos 94%
1 hora e 30 minutos 98%
1 hora e 42 minutos 100%

É claro que o iPhone 11 Pro ainda está longe de competir de frente a frente com muitos rivais no tempo de carregamento, mas quando lembramos que antes era necessário esperar três horas para conseguir os 100% de carga com o carregador incluso e comparamos com os resultados atuais, estamos falando de uma melhoria notável.

A título de comparação, abaixo você confere uma tabela com os principais rivais do iPhone 11 Pro bem como alguns modelos da Apple. Note que quanto menor for a barrinha mais rápido o aparelho carrega:

É importante notar que em todos os smartphones após ultrapassar uma determinada porcentagem o carregamento começa a ser feito de forma mais lenta – para pegar 1% indo do 99 pro 100, por exemplo, é necessário esperar 10 minutos às vezes.

Tendo dito isso, não é de todo o mal conseguir mais de 50% de bateria com 30 minutinhos na tomada, não é verdade? Pelo menos, muita gente não vai precisar ficar levando consigo uma bateria externa – algo que eu, como usuário de iPhone, já acostumei a fazer.

Fonte: Tudo Celular

Comentários

MAIS NO TH