Tecnologia

20 de agosto de 2019 10:45

Google leva mais tempo para aprovar aplicativos para a Play Store

Mudança no tempo de aprovação pegou alguns desenvolvedores de surpresa. Informações apontam que os únicos afetados são os desenvolvedores mais novos, que ainda não possuem a confiança do Google.

↑ (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Para que um aplicativo fique disponível na Google Play Store, ele passa por uma avaliação feita pelo Google para determinar se há riscos de segurança para os usuários. Recentemente, a empresa aumentou silenciosamente o tempo que leva para que um novo app para Android possa ser aprovado.

A partir de agora, ao enviar um novo aplicativo para aprovação, uma mensagem é exibida e alerta que “levará mais tempo para analisar completamente” o aplicativo para “proteger melhor os usuários”.

Essa mudança pode ser boa para o Google pois se trata de uma camada maior de segurança para impedir que malwares e outras ameaças sejam distribuídas pela loja de aplicativos. No entanto, tem havido certa preocupação entre os desenvolvedores.

Muitos foram pegos de surpresa pela modificação no sistema de aprovação, já que a mensagem alertando sobre isso é mostrada após seu envio. O Google não fez uma ampla divulgação da informação.

Em uma postagem feita no blog oficial dos desenvolvedores Android de abril, é mencionado que levaria mais tempo para que aplicativos de novas contas pudessem ser aprovados. No entanto, os desenvolvedores que apontaram essa demora possuem contas em uso desde 2010, ou seja, a mudança está afetando desenvolvedores mais antigos.

Para explicar isso, um membro da equipe de desenvolvedores do Android fez uma postagem no fórum Reddit. Ele menciona que uma “variedade de fatores” pode adicionar tempo ao período de revisão. Uma delas é uma conta de desenvolvedor que “ainda está estabelecendo uma relação de confiança” com o Google.

O site XDA Developers aponta que a página de suporte do Google menciona que “certas contas de desenvolvedores” podem ser afetadas por essa mudança. Para que os criadores de aplicativos não fiquem sem informações concretas, o Google fará uma estimativa de quanto tempo o processo deve demorar na página de cada desenvolvedor.

Fonte: Olhar Digital

Comentários

MAIS NO TH