Tecnologia

6 de agosto de 2019 16:53

Governo de Alagoas inicia renovação e ampliação do data center estadual

Itec adquiriu novos equipamentos, aumentando capacidade e rapidez nos serviços

↑ Serviços como o SEI ficarão mais rápidos e estáveis com o novo maquinário (Foto: Ascom Itec)

Seguindo à risca sua meta de manter inovação e economia caminhando juntas para atender mais e melhor os cidadãos alagoanos, o Governo de Alagoas, por intermédio do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), iniciou a ampliação e renovação do data center estadual. O Itec recebeu novos equipamentos que trarão mais celeridade, estabilidade e robustez para os serviços armazenados no storage estadual.

Em termos de capacidade, o data center será inflado em 200 Terabytes, garantindo espaço em disco, maior processamento e conexão de rede, trazendo mais estabilidade aos processos do Instituto e ampliando a área de armazenamento de dados do storage para suportar as principais aplicações do governo, a exemplo do Sistema Eletrônico de Informações – SEI Alagoas.

“Nós criamos mais um clust, como dizemos em tecnologia, ou seja, um conjunto de discos de armazenamento de dados que nos possibilitará expandir a nossa área utilizável gravável em disco. Equiparando a um computador, é como se aumentássemos o disco rígido para uma capacidade bem maior. Em contrapartida, economizamos significativamente em energia, pois alguns equipamentos serão desligados devido seu alto consumo e baixo desempenho” explicou o gerente de operações do Itec, Álvaro Oliveira.

“Esse processo equipara-se a uma simples atualização de App que a gente recebe eventualmente nos nossos celulares, que dá mais segurança, confiabilidade nos programas que usamos no telefone. Então, levando a uma escala bem maior, o que o Itec está fazendo é uma ‘atualização do seu celular’. Tamanho de data center não quer dizer capacidade de processamento e nosso objetivo é ter um maquinário mais potente, rápido e que consuma menos espaço físico e energia” finalizou o gerente de operações.

O Itec agora se prepara para alçar novos voos, trazendo para a administração pública alagoana outras inovações em tecnologia da informação.

“Esse é um grande passo do Itec e do Governo de Alagoas e a previsão não é parar por aí, é crescer em várias outras vertentes, economizando mais e gastando cada vez menos. Estamos no processo de adesão a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ao Marco Civil da internet e todos os procedimentos internos nossos estão sendo focados nessa metodologia” explicou o superintendente do Itec, Adolfo Bernardes.

Com a renovação e expansão do data center estadual em andamento, alguns serviços estaduais podem eventualmente sofrer algum tipo de instabilidade no período, um mal necessário, porém temporário, para dar mais comodidade aos cidadãos alagoanos.

Fonte: Ascom Itec / Texto: Isaac Moraes

Comentários

MAIS NO TH