Tecnologia

5 de agosto de 2019 15:46

Governo de Alagoas investe em mais segurança de sites e outros serviços de tecnologia

Itec está implantando tecnologia de certificação digital em portais e aplicações estaduais

↑ (Imagem: Ascom Itec)

No mundo de hoje, a área de segurança de dados e informação vem crescendo vertiginosamente, seja pela tendência natural de reconhecimento do valor destes, seja pelos inúmeros ataques de hackers mundo afora. Seguindo essa tendência, o Governo de Alagoas, por intermédio do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) iniciou a implantação de certificado digital SSL (Secure Sockets Layer) em suas aplicações.

Esta tecnologia garante uma conexão criptografa entre dois usuários (emissor e cliente), garantindo que os dados que estão trafegando entre um e outro estejam seguros, garantindo também a autenticidade do site. O Itec já utiliza um potente sistema de firewall, porém esta certificação vem para suprir, além da necessidade de mais proteção, que o Instituto entre em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet.

“Aplicamos primeiro a certificação no servidor de e-mail estadual, o Expresso, e agora será a vez da nossa cloud virtual de armazenamento de arquivos, que seria algo similar ao Google Drive ou One Drive da Microsoft, estamos já nesse passo. Os próximos serviços a receber a SSL serão a Central de Serviços e em seguida todos os sites estaduais, em parceria com a nossa gerência de desenvolvimento” explicou o gerente de operações do Itec, Álvaro Oliveira.

“Sabemos que garantia de 100% não existe no mundo tecnológico, mas a SSL dará maior confiabilidade no que está sendo acessado. É muito mais difícil hackear um site com certificado do que um sem. Então, esse é o objetivo hoje da nossa Gerência de operações, dar essa estabilidade e proporcionar o melhor serviço à sociedade alagoana. Esse é apenas um pequeno passo dentro de tudo que o Itec ainda visa realizar” finalizou Álvaro Oliveira.

Fonte: Ascom Itec / Texto: Isaac Moraes

Comentários

MAIS NO TH