Tecnologia

21 de dezembro de 2018 16:53

Uber deixa de exibir preços antes da viagem para alguns usuários

Uber não está mostrando preço da corrida para algumas pessoas no Brasil; empresa diz que se trata de um erro

↑ (Imagem: @rafacst)

A Uber não está mostrando o preço da corrida para alguns usuários no Brasil. O aplicativo pede que você insira a origem e o destino, permite escolher entre diferentes serviços — Juntos, UberX, Select, Black — mas não revela quanto vai custar. A empresa diz que isso se trata de um erro.

Diversos usuários recorreram ao Twitter para reclamar que o aplicativo do Uber não mostra o preço da corrida antecipadamente. “Agora só dá para ver o preço da viagem depois que um motorista aceita”, afirma uma usuária. “Cadê o preço das corridas? Totalmente inviável sem saber o preço antes”, diz outro.

O app pergunta se você quer continuar sem saber a tarifa, avisando que será possível ver o preço assim que um motorista aceitar a corrida. Quando há tarifa dinâmica, o app também pede para você confirmar, mas mostra apenas o multiplicador — não o valor total da viagem.

foto

Uber pede para confirmar a corrida sem mostrar o preço (Imagens: @rafacst e @raniellidepp)

Na maioria dos casos, a conta oficial da Uber responde o seguinte no Twitter: “sentimos muito por essa situação; informamos que nosso time responsável já foi acionado”.

A explicação mais detalhada, no entanto, é esta:

Nosso time de engenharia está trabalhando para resolver essa questão. Por ora, pedimos que você desinstale o aplicativo em seu celular e instale novamente e, se após isso, o erro persistir, informe nosso suporte sobre isso acessando o endereço https://help.uber.com/riders/article/tenho-outra-d%C3%BAvida-sobre-minha-conta?nodeId=49a6751e-16c5-421f-8a21-7c08d3d0d1e9 .

O Tecnoblog solicitou mais detalhes à Uber e atualizará o post com a resposta.

foto

(Imagem: Reprodução)

Uber cobra preço predefinido (e esconde tarifa dinâmica)

Uma das principais características do Uber é o “preço predefinido” (upfront pricing). Isso significa que o usuário fica sabendo do valor antes de confirmar a corrida, “sem se preocupar com contas complicadas nem surpresas”, segundo a empresa.

Ela explica em seu site oficial: “se você sabe o preço da passagem aérea antes de decolar, então por que viajar com a Uber seria diferente? Os preços predefinidos simplificam a viagem e permitem que você controle melhor os gastos”.

No entanto, desde 2016, a Uber não informa explicitamente a tarifa dinâmica em seu aplicativo. Você recebe apenas um aviso dizendo: “preços mais altos do que o normal”. É possível ver o multiplicador do preço (1,5x, 2x etc.) através do Google Maps.

foto

(Imagem: @raniellidepp)

Fonte: Tecnoblog / Texto: Felipe Ventura

Comentários

MAIS NO TH