Tecnologia

16 de julho de 2018 15:16

Chrome está prestes a impedir que sites estourem seu plano de dados

Navegador vai passar a identificar quando você acessa uma página pesada

↑ (Foto: Reprodução)

O Google está sempre recebendo atualizações, ainda que pequenas e muitas vezes imperceptíveis. Uma das novidades mais recentes, no entanto, pode ser bem útil para quem vive com planos de dados limitados, como é o caso de praticamente todos nós que usamos internet no celular.

Com o novo recurso, identificado pelo site Chrome Story, o navegador passa a identificar quando você acessa uma página pesada, que pode consumir mais dados do que você gostaria. Desta forma, o Chrome emite um alerta e permite que o usuário decida se prefere interromper o carregamento do site para poupar dados.

A novidade, por enquanto, ainda está escondida nas configurações secretas do Chrome Canary, que é a versão mais experimental e instável do navegador, onde os recursos chegam primeiro, mas com alta propensão a falhas e travamentos repentinos. Para acessar a função, é necessário acessar as “flags” do navegador digitando “chrome://flags/#enable-heavy-page-capping” na barra de endereços do browser.

É possível configurar quão rigoroso é esse filtro. A opção padrão não informa quando o alerta será exibido, apenas quando o consumo de dados for considerado alto, mas quando o usuário decidir pela configuração “baixa”, o aviso será exibido sempre que o navegador passar de 1 MB usados.

O recurso começou a chegar para usuários do Chrome Canary tanto nos desktops (Windows, Mac, Linux e Chrome OS) quanto nos celulares (Android e iOS), mas não há uma previsão de quando ela será liberada de forma oficial para a versão estável do navegador. O lançamento pode demorar mais alguns meses, dependendo de como avançarem os testes, ou o recurso pode até mesmo vir a ser cancelado, se os experimentos mostrarem que a função não é útil.

Fonte: Olhar Digital / Texto: Renato Santino

Comentários

MAIS NO TH