Tecnologia

30 de maio de 2018 09:01

Novo golpe do WhatsApp promete lista de postos com gasolina

O link malicioso enviado pela mensagem não redireciona para nenhuma lista dos postos que possuem combustível em São Paulo

↑ Após compartilhar o link com seus contatos no WhatsApp, a vítima passará será encaminhada, por uma série de redirecionamentos, para sites que oferecem serviços premium, instalação de aplicativos ou apenas propaganda. Imagem: Reprodução

A greve dos caminhoneiros provocou o desabastecimento dos postos de gasolina em todo o país. A necessidade de descobrir quais são os postos que possuem combustível está alimentando um novo golpe de WhatsApp.

Aproveitando-se da crise de desabastecimento, os golpistas enviam mensagens em que prometem uma lista com os endereços dos postos que já receberam combustível. Segundo a empresa de cibersegurança, Kaspersky, o link malicioso dos golpistas já foi acessado 60.000 vezes em 24 horas.

Ao acessar o link, o usuário é redirecionado para uma página fraudulenta que promete os endereços dos postos com combustível. Para acessar a falsa lista, a página solicita cidade e Estado em que a vítima se encontra.

Após compartilhar o link com seus contatos no WhatsApp, a vítima será encaminhada, por uma série de redirecionamentos, para sites que oferecem serviços premium, instalação de aplicativos ou apenas propaganda.

“É a mesma tática de golpes anteriores, que utilizam um tema de grande interesse da população, só que em um momento crítico de uma greve”, afirma Fabio Assolini, analista senior de segurança da Kaspersky Lab.

Segundo ele, existem várias formas de o hacker se beneficiar desse tipo de compartilhamento. “O criminoso ganha milhares de page views para o site cheio de propaganda, a instalação dos aplicativos sugeridos pela página ou até mesmo com a oferta de instalação de apps maliciosos.”

Os golpistas costumam ser remunerados por instalação de aplicativo que é feita a partir do link sugerido pela página fraudulenta.

Fonte: Veja

Comentários

MAIS NO TH