Saúde
Presidente do Cosems diz que Saúde Digital é apontada como caminho irreversível para o SUS em AL
Um dos destaques do evento foi o Painel 1, que abordou o tema “Saúde Até Você Digital: acesso à atenção básica e resolutividade das demandas de saúde em Alagoas
O futuro da saúde pública em Alagoas esteve no centro dos debates nesta terça-feira (26), durante o Gazeta Summit Alagoas 2050 – Saúde Digital. O evento, promovido pela Gazeta de Alagoas no Centro de Convenções de Maceió, reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais do setor para discutir os impactos da tecnologia na medicina e no atendimento à população.
Um dos destaques do evento foi o Painel 1, que abordou o tema “Saúde Até Você Digital: acesso à atenção básica e resolutividade das demandas de saúde em Alagoas”. O debate contou com a participação de:
Rodrigo Buarque, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL);
Igor Monteiro, secretário executivo de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau);
Marta Celeste, médica pediatra e assessora especial da Sesau.
Durante a sua intervenção, o presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque, apresentou um panorama de como a transformação digital impacta diretamente a ponta do sistema público: as secretarias municipais de saúde. Para o gestor, a inovação é uma aliada indispensável para a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS).
"O Cosems-AL enxerga a Saúde Digital como uma ferramenta essencial para fortalecer o SUS nos municípios alagoanos, ampliando o acesso da população aos serviços, qualificando a assistência e tornando a gestão mais eficiente", destacou Buarque.
Desafios estruturais na ponta do sistema
Apesar do cenário otimista e dos avanços já registrados, o presidente ponderou que a transição para o ambiente digital não ocorre de forma uniforme em todo o estado. Ele chamou a atenção para as barreiras enfrentadas pelas gestões locais, especialmente as de menor porte.
Os principais gargalos identificados para a consolidação da Saúde Digital são:
1. Infraestrutura técnica: Limitações de equipamentos adequados nas unidades básicas.
2. Conectividade: Dificuldade de acesso à internet de alta velocidade em regiões periféricas e interioranas.
3. Capacitação profissional: A necessidade urgente de treinar as equipes de saúde para o uso pleno das novas ferramentas.
Um dos pontos mais reforçados por Rodrigo Buarque foi o papel da tecnologia como um meio de potencializar — e não substituir — o trabalho humano. Segundo o gestor, o processo de modernização é irreversível, mas o foco continua sendo o cuidado com as pessoas.
"A tecnologia veio para somar ao trabalho dos profissionais de saúde, qualificando atendimentos, agilizando resultados e promovendo mais eficiência na aplicação dos recursos públicos", concluiu o presidente do Cosems-AL, reforçando o compromisso das secretarias municipais em seguir avançando na agenda tecnológica até 2050.
Mais lidas
-
1Programa
Prefeito Rodrigo Cunha lança programa Sorriso da Gente para ampliar atendimento odontológico em Maceió
-
2Competição
Estudantes da rede pública dominam pódios e somam 93 medalhas nos Jeal
-
3True Crime
'Instinto Materno': o crime por trás do documentário da Netflix
-
4Maceió
Estudante da Ufal é atingido por parte de parede que desabou em prédio do Instituto de Matemática
-
5Falta de transparência
MPF apura questionamentos sobre pagamento de precatórios do Fundef em São José da Laje



