Saúde

Prefeitura de Maceió encerra nesta sexta vacinação de bloqueio contra meningite C

Ação foi prorrogada após alta procura e ocorreu em unidades de saúde de bairros prioritários da capital

Por Tribuna Hoje com assessoria 06/02/2026 10h27
Prefeitura de Maceió encerra nesta sexta vacinação de bloqueio contra meningite C
Campanha de vacinação contra meningite C foi realizada em unidades de saúde de bairros prioritários de Maceió - Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió finaliza nesta sexta-feira (6) a vacinação de bloqueio contra a meningite meningocócica do tipo C. A campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), havia sido prorrogada por mais uma semana devido à grande demanda registrada nos primeiros dias da ação.

A imunização foi realizada entre os dias 2 e 6 de fevereiro, contemplando 14 unidades de saúde localizadas em distritos sanitários considerados prioritários, além do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Aprígio Vilela. A ampliação do prazo ocorreu após a formação de longas filas, unidades cheias e até congestionamentos em algumas regiões da capital.

A vacinação de bloqueio foi adotada após o registro de três casos de meningite C em menos de 90 dias, principalmente nos bairros Benedito Bentes e Serraria, seguindo os critérios de alerta definidos pelo Ministério da Saúde. O objetivo é conter a circulação da bactéria e prevenir o surgimento de novos casos.

Além das áreas com registros confirmados, a campanha também incluiu bairros localizados em um raio de até um quilômetro, como Ouro Preto, Canaã e Barro Duro, em razão do intenso deslocamento de moradores entre essas localidades.

A vacina foi destinada a pessoas com idade entre 3 meses e 80 anos que não completaram o esquema vacinal contra a meningite C. Quem já estava com a vacinação em dia não precisou receber nova dose. Gestantes e lactantes puderam se vacinar mediante recomendação médica.

Para receber o imunizante, foi exigida a apresentação de CPF, cartão de vacinação e comprovante de residência.

A SMS alerta que, em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos ou manchas pelo corpo, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Locais de vacinação

III Distrito Sanitário

USF Ouro Preto

US Maria Tereza Holanda – Ouro Preto

V Distrito Sanitário

USF José Tenório

USF São Jorge

USF Novo Mundo

UDA UMJ – Barro Duro

VI Distrito Sanitário

USF Hamilton Falcão – Benedito Bentes

USF Aliomar Lins – Benedito Bentes

USF Caic Benedito Bentes

USF Frei Damião – Benedito Bentes

USF Dídimo Otto – Conjunto Carminha

USF Carla Nogueira – Benedito Bentes

USF Robson Cavalcante – Benedito Bentes

Além dessas unidades, o CAT Aprígio Vilela também ofertou a vacinação.