Saúde

Vacinação de bloqueio contra meningite C provoca filas e lentidão no trânsito em Maceió

Ação foi realizada após confirmação de três casos da doença em bairros da parte alta da capital

Por Lucas França com Tribuna Hoje 31/01/2026 17h18 - Atualizado em 31/01/2026 17h22
Vacinação de bloqueio contra meningite C provoca filas e lentidão no trânsito em Maceió
Na Fundação Bradesco, população aguardou na fila do lado de fora da unidade - Foto: Lucas França


A vacinação de bloqueio contra a meningite meningocócica do tipo C, realizada neste sábado (31) em Maceió, registrou filas extensas, demora no atendimento e impactos no trânsito em diferentes pontos da capital alagoana.

Usuários relataram longa espera para receber a dose ao longo da manhã. No posto instalado no Conjunto José Tenório, pessoas afirmaram que aguardavam atendimento desde as primeiras horas do dia. Situação semelhante foi registrada na Fundação Bradesco, onde também houve formação de filas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a estratégia de vacinação foi adotada após a confirmação de três casos de meningite meningocócica tipo C nos bairros Benedito Bentes e Serraria, ocorridos em um intervalo de 90 dias.

Situação de alerta


Segundo a Vigilância Epidemiológica, a ocorrência dos casos, conforme critérios técnicos do Ministério da Saúde, caracteriza uma situação de alerta, exigindo medidas imediatas para interromper a circulação da bactéria e evitar novos registros da doença.

A vacinação de bloqueio foi direcionada a áreas próximas aos locais onde os casos foram confirmados. Além do Benedito Bentes e da Serraria, a ação também contemplou bairros localizados em um raio de até um quilômetro, como Ouro Preto, Canaã e Barro Duro, levando em consideração o fluxo intenso de pessoas nessas regiões.

Trânsito afetado


Durante a ação, o trânsito ficou parcialmente congestionado em diversos momentos do dia, especialmente na Avenida Getúlio Vargas, na Serraria, em Murilópolis, em trechos da Avenida Menino Marcelo e no Barro Duro. A lentidão foi intensificada pelo funcionamento do sistema drive-thru instalado nas imediações da Justiça Federal, onde um dos pontos de vacinação estava localizado.

Praça Santa Ana também recebeu populares para imunização (Foto: Lucas França)



Moradores relataram que, em alguns trechos, o fluxo de veículos chegou a ficar parado por vários minutos.

Os postos de vacinação da Serraria e do Conjunto José Tenório registraram as maiores filas, que se estenderam ao longo de todo o dia, sendo descritas por usuários como “quilométricas”.

Até o momento, a SMS não informou se a vacinação de bloqueio será prorrogada para outras datas ou se novos pontos de atendimento serão abertos.