Saúde

Circo Kroner se apresenta no Hemoal para incentivar doação de sangue em Maceió

Espetáculo especial acontece na próxima terça-feira (27), na unidade Via Expressa, com foco na conscientização e solidariedade

Por Tribuna Hoje com assessoria 23/01/2026 11h54
Circo Kroner se apresenta no Hemoal para incentivar doação de sangue em Maceió
A iniciativa busca sensibilizar doadores, pacientes e funcionários por meio de intervenções artísticas rápidas realizadas no próprio espaço de coleta - Foto: Divulgação/Circo Kroner

Artistas do Circo Kroner realizarão uma apresentação especial na sede do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), na unidade Via Expressa, em Maceió, na próxima terça-feira (27), às 10h. A ação tem como objetivo estimular a doação de sangue, levando alegria ao público e reforçando a importância desse gesto solidário.

A iniciativa busca sensibilizar doadores, pacientes e funcionários por meio de intervenções artísticas rápidas realizadas no próprio espaço de coleta. Para a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, a parceria com a comunidade circense contribui para ampliar o alcance da mensagem. “É sempre positivo contar com ações que unem cultura e solidariedade para incentivar a população a salvar vidas”, destacou.

Segundo a gestora, o momento promete ser marcante e reforçar a conscientização sobre a importância da doação regular de sangue. A expectativa é de que a atividade ajude a mobilizar novos voluntários e fortaleça os estoques necessários para garantir segurança clínica a pacientes em todo o estado.

O Hemoal Via Expressa funciona no Complexo do Hospital Metropolitano, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, e atende diariamente voluntários interessados em contribuir com o sistema de saúde.

Quem pode doar sangue


Para realizar a doação, é necessário ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter consumido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem o procedimento e estar alimentado, evitando alimentos gordurosos.

Pessoas que tenham feito tatuagem, piercing, maquiagem definitiva ou micropigmentação devem aguardar 12 meses após o procedimento para doar. Menores de 18 anos só podem participar acompanhados do responsável legal, portando documento oficial com foto.

Já indivíduos que tiveram doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos de idade estão impedidos de realizar a doação de forma permanente.