Saúde
Janeiro Branco destaca saúde mental e debate uso da homeopatia na Uncisal
Em entrevista à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Pediatra e Homeopata Simone Luna, formada pela instituição, falou sobre a importância de tratar a saúde mental e sobre homeopatia como ferramenta de apoio ao cuidado individual.
Segundo a médica, “mais do que nunca após a pandemia, a saúde mental está em alta, porque houve um aumento de todos os transtornos e quem já estava com ele na pandemia não deu conta e a coisa explodiu”. Ela ressaltou a necessidade de manter o tema em pauta: “é uma das coisas muito importantes para que a gente tenha esse tema sempre em nossa mente, para que a gente saiba como se cuidar”.
Simone Luna citou números globais e nacionais: “hoje no mundo nós temos uma em cada oito pessoas que tem um transtorno mental... “no Brasil nós somos o campeão nessa área”, destacou ao comentar a ansiedade.
Ansiedade e adolescência
Sobre a ansiedade, ela disse: “no Brasil nós temos 18,6 milhões. 9,3% da população tem ansiedade”. Luna relacionou esses quadros à depressão e ao suicídio entre adolescentes: “essa taxa na adolescência cresce 6% ao ano”.
Sintomas e fatores associados
A médica enumerou sintomas comuns como: irritabilidade, humor alterado, insônia, concentração diminuída, libido diminuída, ou emagrecimento ou obesidade. Ela também comentou a relação entre alimentação industrializada e irritação, salientando que os alimentos industrializados, principalmente corantes vermelho e amarelo, provocam muita irritação.
Homeopatia e autoconhecimento
Sobre homeopatia, Simone Luna afirmou que se trata de um instrumento que dá a possibilidade de fazer o autoconhecimento. Para ela, a prática ajuda a “ver o que está faltando no seu dia a dia que você precisa rever com relação à sua saúde”, indo além da medicalização imediata.
Impacto das telas e interação social
A pediatra também relacionou o uso excessivo de telas ao aumento dos quadros de depressão: “no momento que o smartphone entrou na vida das pessoas, a depressão também subiu”. Ela observou a falta de comunicação presencial: “você vê nos restaurantes, a mesa está cheia de pessoas, mas todo mundo ali na tela, ninguém conversa”.
Importância de limites e prevenção
Simone Luna fez um chamado à reflexão sobre limites: “quem apresentou essa tela para essa criança? Quem apresentou essa tela para esse adolescente e não deu limite?”. Ela destacou a necessidade de prevenção ampla: “temos que cuidar da nossa parte emocional, social e também financeira... Se você não sabe lidar com o seu dinheiro, isso também é um fator que pode levar para a ansiedade, para a depressão e até para suicídio”.
Mais lidas
-
1Segunda-feira (16)
Prefeitos debatem teto para contratação de shows e AMA lança Jornada Alagoana pela Excelência na Saúde
-
2Fim do mistério!
Quem é o assassino em Scarpetta? Final da série revela a motivação do bandido
-
3True Crime
História real e sombria sobre assassino do TikTok inspirou docussérie da Netflix
-
4Vem por aí!
BBB 26: dinâmica da semana sofre mudança após Jonas ‘levar vantagem’ no jogo
-
5Investigação
Matilha pode ter matado animais em São Brás há meses



