Saúde
Olhar da Gente: Mais de 4 mil cirurgias de catarata em 7 meses
O programa Olhar da Gente, ao longo deste ano, se consolidou como uma iniciativa de sucesso, levando dignidade e acesso facilitado à cirurgias de catarata não só para moradores de Maceió, como de diversos municípios de Alagoas. Até o momento, o programa já realizou 4.035 cirurgias em Maceió e em 16 municípios do interior do Estado.
Durante as triagens nos municípios, os usuários passam por exames laboratoriais, eletrocardiograma e avaliação oftalmológica para verificar suas condições de saúde e se estão aptos para realizar a cirurgia. Todos que necessitam do procedimento já saem com a cirurgia marcada para a semana seguinte no Hospital da Cidade, o mais moderno e equipado hospital de Alagoas.
O cuidado prestado a esses pacientes é integral. Além dos exames pré-operatórios durante a triagem, os usuários contam com toda a assistência durante e no acompanhamento pós-operatório, com distribuição de óculos escuros e colírio para que a recuperação seja completa.
O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, destaca que levar o Olhar da Gente para tantos municípios representa o início de uma nova vida para essas pessoas. “É transformador o que acontece na vida dessas pessoas. Devolvemos não só a vida, mas a qualidade de vida a essas pessoas, que agora podem viver de forma mais plena, com uma visão melhor”.
Além de Maceió e dos 16 municípios do interior de Alagoas, o Olhar da Gente também tem realizado atendimentos em comunidades de Maceió, como a Comunidade Piabas e a Comunidade Grota do Cigano, no Jacintinho, levando assistência para mais perto de áreas de difícil acesso.
Usuários já beneficiados
Raimunda da Silva, 49 anos, é moradora de Messias, um dos municípios contemplados pelo programa, tem problemas na visão há três anos e após o Olhar da Gente começou um novo capítulo de sua vida. “Há muito tempo eu espero por essa cirurgia. Tenho a visão embaçada, não enxergo direito e uma semana depois eu já me operei e vejo tudo com outras cores”, comemora.
Outro município que recebeu as equipes do Olhar da Gente foi São Miguel dos Campos. Marluce Batista é moradora do município e destaca que o programa mudou sua vida. “Essa cirurgia veio no momento certo para nós. Achei que não ia mais conseguir me operar este ano, mas graças a Prefeitura de Maceió, eu consegui e muito rápido. Me sinto muito feliz”.
Essa segunda fase do programa, que contemplou os municípios do interior, foi articulada pela senadora Eudócia Caldas, com execução direta da Prefeitura de Maceió e apoio do SUS e do Ministério da Saúde. Para isso, foram investidos R$9,8 milhões para a realização de 10 mil cirurgias em 30 municípios até 2026.
Foram contemplados os municípios de São José da Laje, Flexeiras, Satuba, Maragogi, Ibateguara, Quebrangulo, São Miguel dos Milagres, São Luís do Quitunde, Rio Largo, Messias, Matriz de Camaragibe, Santana do Mundaú, Boca da Mata, Anadia, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.
Mais lidas
-
1Segurança Pública
PF investiga desvio de verbas da saúde e lavagem de dinheiro em Alagoas
-
2Contrato assinado
Ministério Público de Alagoas anuncia novo concurso público
-
3Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
4Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel
-
5Arapiraca
Homem encontrado sem vida em quarto de motel foi morto por policial militar




