Saúde
Maceió disponibiliza tratamento com antirretroviral para combate ao HIV
PrEP e PEP são medicamentos usados para tratar a infecção pelo HIV, impedindo a multiplicação do vírus no organismo
Quando o assunto é HIV, o uso da camisinha é indispensável. Porém, caso aconteça exposição ao vírus, o uso de medicamentos pode ser uma alternativa eficaz para combater a doença. Por isso, os maceioenses podem contar com dois tipos de medicamentos antirretrovirais: a profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de risco à infecção pelo HIV deve acontecer antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável. A medicação deve ser tomada todos os dias para proteger contra o HIV.
Em Maceió, o tratamento com a PrEP é ofertado nos seguintes locais: Bloco I do Pam Salgadinho (Poço), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (Trapiche da Barra), Hospital Universitário Dr. Alberto Antunes (Tabuleiro do Martins) e na Clínica da Família Dr. João Fireman (Jacintinho).
Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV. Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir a infecção. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento) e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).
A PEP como um método de urgência está disponível nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Trapiche da Barra, Benedito Bentes e Santa Lúcia, e no Hospital Escola Hélvio Auto. Nos locais, o usuário será avaliado por uma equipe de saúde, que verificará se seu relato corresponde à necessidade de intervir com a profilaxia. Essa medicação deve ser tomada em até 72h, após a exposição ao HIV. O tratamento é feito por 28 dias e o paciente é acompanhado por esses serviços.
Mais lidas
-
1Descompatibilização
Secretários já vislumbram saídas para as eleições
-
2Julgamento
Mandante de homicídio em Viçosa é condenado a 24 anos e seis meses de prisão
-
3Segunda-feira (16)
Prefeitos debatem teto para contratação de shows e AMA lança Jornada Alagoana pela Excelência na Saúde
-
4Fim do mistério!
Quem é o assassino em Scarpetta? Final da série revela a motivação do bandido
-
5Caso Michel Cassiano
Quem é o empresário executado com tiro à queima-roupa dentro de carro na Praia da Sereia?



